Existe uma relação intrínseca entre a mobilidade, entendida enquanto capacidade de deslocação entre lugares, e turismo, na medida em que é a mobilidade que possibilita o acesso a diferentes territórios, a diferentes destinos turísticos. Neste pressuposto, a mobilidade sustentável emerge como um pilar fundamental no contexto do turismo, desempenhando um papel crucial na procura por práticas ambientalmente responsáveis e na promoção de destinos turísticos conscientes. Este paradigma reflete a crescente consciência global sobre a importância de equilibrar o desenvolvimento turístico com a preservação dos territórios e respetiva sustentabilidade.
A mobilidade sustentável no setor do turismo alinha-se com a necessidade premente de reduzir os impactos ambientais associados às viagens, assumindo particular relevância a escolha de meios de transporte de baixo carbono, como sejam os veículos elétricos, o transporte público eficiente, ou os meios de mobilidade leve, pelo contributo significativo que têm na mitigação das emissões de gases de efeito estufa e consequente contributo para a sustentabilidade ambiental.
A adoção de práticas de mobilidade sustentável concorre, igualmente, para o enriquecimento da experiência do turista. Destinos e empresas que investem em infraestruturas promotoras de uma mobilidade mais sustentável, para além de reduzirem a pegada de carbono, incentivam os visitantes a explorarem os locais de forma mais autêntica e integrada. A aposta na mobilidade sustentável no setor do turismo não apenas atrai turistas mais conscientes como tem potencial para estimular o desenvolvimento de novos modelos de negócio, evidenciando impactos positivos para o turismo, para os territórios onde o mesmo se desenvolve e respetivas comunidades locais.
No cenário atual, de crescente consciência relativamente aos temas ambientais, a mobilidade sustentável é, cada vez mais, um fator determinante na escolha dos destinos turísticos. De forma crescente, os turistas dão primazia a destinos que adotam práticas responsáveis e reconhecem que a preservação ambiental e a sustentabilidade são componentes inerentes a uma experiência turística verdadeiramente enriquecedora. Foi neste contexto que o Turismo de Portugal, no âmbito da sua missão em estruturar uma oferta cada vez mais sustentável, estabeleceu uma parceria com a ADENE para a elaboração do estudo “Mobilidade sustentável no setor turístico”, previsto no Plano Turismo + Sustentável 20-23.
Ao identificar oportunidades para a melhoria das práticas de mobilidade sustentável dos empreendimentos turísticos e emitir recomendações para a implementação de soluções inovadoras e eficientes, o estudo elaborado assume-se como um instrumento que concorre para operar uma transformação no setor do turismo ao nível da mobilidade, contribuindo para a atratividade e prosperidade a longo prazo dos destinos turísticos.