O

Os Reis Magos da sustentabilidade

Conto de Natal

18.12.2023

3

min. de leitura

É véspera de Natal na pequena cidade portuguesa de Ecópolis, onde algo mágico está prestes a acontecer. Luzes cintilam nas janelas e nas árvores e aromas deliciosos de bolos e biscoitos enchem o ar, quando três visitantes especiais se aproximavam.

São os Reis Magos que, desta vez, não trazem ouro, incenso ou mirra, mas carregam consigo a promessa de um futuro mais verde e sustentável para Ecópolis.

O primeiro Rei Mago, Belchior, também conhecido por Ecovento, traz consigo o presente da sustentabilidade, um parque eólico majestoso, com suas turbinas altas e graciosas, dançando ao ritmo do vento soprado do mar.

“Este parque eólico será a joia da coroa de Ecópolis, onde o vento do mar alimentará as vossas casas com energia limpa. Ele é um símbolo de como a natureza e a tecnologia podem trabalhar juntas para o bem de todos os cidadãos”, anuncia o Rei Ecovento.

O segundo Rei Mago, Gaspar, que todos chamam de Luminus, traz a prenda da eficiência energética, com um sistema de iluminação pública inteligente que permite economizar energia e dinheiro.

“Estas luzes serão como estrelas que brilham conscientemente, economizando energia durante a noite, e iluminando o nosso caminho apenas quando necessário”, afirma Luminus, num sorriso cintilante.

O terceiro Rei Mago, Baltazar, que todos chamam de Educaro, traz um presente valioso: um programa de educação ambiental para a cidade de Ecópolis.

“Crianças, vamos aprender a cuidar do nosso planeta. Este conhecimento será a chave para um futuro mais sustentável”, declara Educaro. O Rei Mago promete que este programa será implementado em todas as escolas, empresas e lares da pequena cidade portuguesa. As crianças ficarão a saber a importância de proteger o planeta, as empresas vão adotar práticas mais ecológicas, e as famílias podem abraçar um estilo de vida mais sustentável.

O Presidente da Câmara de Ecópolis recebe, de forma calorosa, os Reis Magos no magnífico salão do palácio municipal. 

“Sejam bem-vindos a Ecópolis, nobres Reis Magos. É uma honra tê-los aqui”, diz o Presidente, oferecendo copos de leite morno e bolachas de gengibre.

Rei Ecovento, com um sorriso agradecido, responde:

– “Agradecemos a vossa hospitalidade, Sr. Presidente. Seguimos a Estrela de Belém até Ecópolis para trazer presentes especiais para a sua cidade”.

 O Presidente da Câmara agradece aos três por trazerem, não apenas a alegria do Natal, mas a promessa de um futuro mais limpo e saudável, e os habitantes de Ecópolis estão maravilhados com estes presentes inesperados.

Na manhã de Natal, as crianças acordaram não apenas para os tradicionais presentes, mas também com uma surpresa.

“Olha, mãe, o parque eólico parece um conto de fadas!” diz Sofia, apontando pela janela.

“Sim, filha, graças aos Reis Magos, temos uma cidade ainda mais bonita,” responde a mãe, admirando as luzes brilhantes da rua.

Os anos vão passando, e Ecópolis é agora um exemplo brilhante de como um pequeno gesto pode desencadear tão grande mudança. Graças aos presentes dos Reis Magos, a cidade é hoje próspera e com energia limpa e renovável, com uma população educada sobre a importância da eficiência energética e climática.

E assim, todos os Natais em Ecópolis se tornaram especiais, não apenas pela celebração desta época tão especial, mas pela lembrança constante de que um presente pode transformar não apenas o presente, mas também o futuro. Um futuro onde as luzes brilham não apenas nas árvores de Natal, mas nos olhos das crianças que crescem num mundo mais sustentável, graças aos presentes mágicos dos Reis Magos, que desta forma prestam homenagem ao planeta e a todos os seres vivos que habitam a Terra.

A ADENE é a agência nacional para a energia, com uma missão centrada nas pessoas e a ambição de reforçar o posicionamento de Portugal na descarbonização, é um parceiro ativo da transição energética, fortalecendo parcerias, dinamizando a política pública e estando mais próximo dos cidadãos. Com toda a energia!

© ADENE 2024