- Quais eram os principais objetivos de Cascais com a medida de tornar os transportes municipais gratuitos para residentes, trabalhadores e estudantes do município?
A Câmara Municipal de Cascais tem vindo a assumir um conjunto de compromissos de sustentabilidade do seu território, nomeadamente na área da mobilidade urbana, sendo disso exemplo a experiência de Cascais no desenvolvimento do sistema integrado de mobilidade sustentável – MobiCascais e na implementação do Programa de Mobilidade Gratuita (PMG), a primeira iniciativa de transporte gratuito em Portugal. Os principais objetivos do Programa de Mobilidade gratuita são os seguintes:
- Promover a transferência modal do transporte individual para o transporte público e reduzir o tráfego rodoviário no território municipal;
- Intensificar a utilização do transporte público e da mobilidade partilhada e suave;
- Promover a inclusão e a igualdade de oportunidades através do acesso ao transporte publico, tornando-o mais acessível, disponível e de melhor qualidade.
- Para além desta medida, a frota foi renovada e foram integrados autocarros elétricos e a hidrogénio, quais as dificuldades de integração deste tipo de tecnologias nas frotas de transportes públicos?
As principais dificuldades de integração de autocarros elétricos e a hidrogénio verificadas nas frotas de transportes públicos do concelho resumem-se nas seguintes:
- A ausência de uma política de produção de H2 em Portugal que seja indutora da transição de motores de combustão interna para pilhas de hidrogénio;
- A necessidade imperativa de construir uma estação de produção, armazenamento e abastecimento de hidrogénio, com a capacidade para produzir Hidrogénio para abastecer as viaturas de transportes publico de passageiros;
- Os custos associados à aquisição de viaturas ligeiras a pilha de hidrogénio para renovação da frota municipal;
- A insuficiente estrutura de postos de carregamento elétrico para o transporte público existentes no concelho;
- A ausência de fontes de financiamentos para a aquisição de autocarros elétricos e a hidrogénio.
- O que podem os outros municípios retirar da experiência de Cascais neste campo?
A experiência de Cascais permite a transferência das seguintes boas práticas para outros municípios:
- É importante a administração local ter um papel ativo e envolver a comunidade local para a concretização de um sistema de mobilidade eficiente e sustentável e, consequentemente, para o desenvolvimento de políticas de gratuitidade nos transportes públicos;
- A população também deve ser incentivada a trocar o transporte privado por modos de transporte mais sustentáveis. No caso de Cascais, de forma a recompensar o utilizador por optar por modos sustentáveis, foi desenvolvido um sistema de créditos, designado por “ City Points”, que são transacionáveis em diferentes atividades promovidas pelo município (bilhetes para concertos e museus, etc).
- O sistema de bilhética instalado nos autocarros e nas estações de partilha de bicicletas deve permitir a utilização de diferentes tecnologias de suporte. No caso de Cascais, os cartões de identificação dos estudantes e dos trabalhadores municipais do concelho funcionam também como títulos de transporte;
- É essencial a promoção de processos de inovação contínua, baseada em factos e orientado por dados, para a evolução e desenvolvimento do sistema de mobilidade, neste caso o MobiCascais.