Ana Penha
Técnica Especialista em Economia Circular, ADENE
04.11.2021
3
min. de leitura
Inquietação e mudança! Uma reviravolta na qualidade de vida de muitos de nós com confinamentos gerais intempestivos e limitações no convívio; uma alteração da situação governativa de países diversos; uma subida dos preços dos combustíveis e de materiais de construção… Muito muda, e depressa! Assistimos a uma inconstância na nossa sociedade, no nosso dia a dia, no que nos rodeia.
Mas há algo que não tem sofrido grande variação: é a degradação paulatina, mas sistemática, dos recursos naturais… Até quando? Com que consequências? Uma antevisão mostra um quadro pessimista e até caótico.
Todavia, não é uma fatalidade; não é algo inevitável. Existem iniciativas que caminham no sentido contrário a essa degradação.
Já ouviu falar de certificação de economia circular? Provavelmente não. Está em criação. Pela ADENE.
A Economia Circular é um conceito que procura proporcionar a dinamização da atividade humana minimizando a exploração dos recursos naturais. Fazer mais com menos. Menos recursos. Menos poluição.
A estratégia “Portugal 2030” dita que intervenções para tornar a economia mais circular “envolvem promover a eficiência de recursos na indústria, comércio e serviços, reduzindo consumos, desperdício, emissões e custos, com a redução do desperdício e da ineficiência no tecido empresarial e industrial nacional…”.
É precisamente isso o que fará a certificação de economia circular da Adene! Um motor para que as organizações dinamizem ações e que obtenham resultados práticos e evolutivos ao nível da preservação ambiental.
Trata-se de um modelo abrangente que procuramos que seja aplicável a múltiplos setores da Sociedade. Permitirá uma avaliação do desempenho da circularidade das empresas e outras entidades, por auditores, com a emissão de um certificado com a respetiva classificação de A+ (a melhor) a F (a pior).
Estamos na fase de calibração do modelo com o intuito de averiguarmos a aplicabilidade e versatilidade do mesmo. Representa alguma organização que queira participar neste projeto pioneiro? Se a resposta é sim, contacte-nos!
Há a vontade e o sentido; Há a energia e as sinergias; Há o know how… e o compromisso! Arregaçámos as mangas! Prevê-se que a certificação de economia circular da Adene esteja em plena operação no início de 2023.
Engenheira do Ambiente. Participou no programa Erasmus (na Irlanda do Norte) na área das ciências ambientais. Tirou um Mestrado em Economia e Política da Energia e do Ambiente, um executive MBA e um Master of Science in Energy Management – na Noruega e Rússia. Tem mais de 20 anos de experiência profissional incluindo no sector dos resíduos, alterações climáticas e economia circular.
A Ana tem algumas publicações e foi finalista no Famelab Portugal 2013, um concurso de talentos em comunicação de ciência. Foi editora de newsletters nas áreas do Ambiente e da Cultura. Co-fundou o Sótão, um projecto que durante 8 anos se focou na reutilização de materiais. Em equipa com o irmão, venceu o 1º prémio de um concurso de ideias para a economia circular, com a “Boutique Oxalá!”