A

ADENE Circular

Ana Penha

Técnica Especialista em Economia Circular, ADENE

04.11.2021

3

min. de leitura

Inquietação e mudança! Uma reviravolta na qualidade de vida de muitos de nós com confinamentos gerais intempestivos e limitações no convívio; uma alteração da situação governativa de países diversos; uma subida dos preços dos combustíveis e de materiais de construção… Muito muda, e depressa! Assistimos a uma inconstância na nossa sociedade, no nosso dia a dia, no que nos rodeia.

Mas há algo que não tem sofrido grande variação: é a degradação paulatina, mas sistemática, dos recursos naturais… Até quando? Com que consequências? Uma antevisão mostra um quadro pessimista e até caótico.

Todavia, não é uma fatalidade; não é algo inevitável.  Existem iniciativas que caminham no sentido contrário a essa degradação.

Já ouviu falar de certificação de economia circular? Provavelmente não. Está em criação. Pela ADENE.

A Economia Circular é um conceito que procura proporcionar a dinamização da atividade humana minimizando a exploração dos recursos naturais. Fazer mais com menos. Menos recursos. Menos poluição.

A estratégia “Portugal 2030” dita que intervenções para tornar a economia mais circular “envolvem promover a eficiência de recursos na indústria, comércio e serviços, reduzindo consumos, desperdício, emissões e custos, com a redução do desperdício e da ineficiência no tecido empresarial e industrial nacional…”.

É precisamente isso o que fará a certificação de economia circular da Adene! Um motor para que as organizações dinamizem ações e que obtenham resultados práticos e evolutivos ao nível da preservação ambiental.

Trata-se de um modelo abrangente que procuramos que seja aplicável a múltiplos setores da Sociedade. Permitirá uma avaliação do desempenho da circularidade das empresas e outras entidades, por auditores, com a emissão de um certificado com a respetiva classificação de A+ (a melhor) a F (a pior).

Estamos na fase de calibração do modelo com o intuito de averiguarmos a aplicabilidade e versatilidade do mesmo. Representa alguma organização que queira participar neste projeto pioneiro? Se a resposta é sim, contacte-nos!

Há a vontade e o sentido; Há a energia e as sinergias; Há o know how… e o compromisso! Arregaçámos as mangas! Prevê-se que a certificação de economia circular da Adene esteja em plena operação no início de 2023.

Share on facebook
Share on linkedin
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on email

S

Sobre o autor

Engenheira do Ambiente. Participou no programa Erasmus (na Irlanda do Norte) na área das ciências ambientais. Tirou um Mestrado em Economia e Política da Energia e do Ambiente, um executive MBA e um Master of Science in Energy Management – na Noruega e Rússia. Tem mais de 20 anos de experiência profissional incluindo no sector dos resíduos, alterações climáticas e economia circular.
A Ana tem algumas publicações e foi finalista no Famelab Portugal 2013, um concurso de talentos em comunicação de ciência. Foi editora de newsletters nas áreas do Ambiente e da Cultura. Co-fundou o Sótão, um projecto que durante 8 anos se focou na reutilização de materiais. Em equipa com o irmão, venceu o 1º prémio de um concurso de ideias para a economia circular, com a “Boutique Oxalá!”