Inquietação e mudança! Uma reviravolta na qualidade de vida de muitos de nós com confinamentos gerais intempestivos e limitações no convívio; uma alteração da situação governativa de países diversos; uma subida dos preços dos combustíveis e de materiais de construção… Muito muda, e depressa! Assistimos a uma inconstância na nossa sociedade, no nosso dia a dia, no que nos rodeia.
Mas há algo que não tem sofrido grande variação: é a degradação paulatina, mas sistemática, dos recursos naturais… Até quando? Com que consequências? Uma antevisão mostra um quadro pessimista e até caótico.
Todavia, não é uma fatalidade; não é algo inevitável. Existem iniciativas que caminham no sentido contrário a essa degradação.
Já ouviu falar de certificação de economia circular? Provavelmente não. Está em criação. Pela ADENE.
A Economia Circular é um conceito que procura proporcionar a dinamização da atividade humana minimizando a exploração dos recursos naturais. Fazer mais com menos. Menos recursos. Menos poluição.
A estratégia “Portugal 2030” dita que intervenções para tornar a economia mais circular “envolvem promover a eficiência de recursos na indústria, comércio e serviços, reduzindo consumos, desperdício, emissões e custos, com a redução do desperdício e da ineficiência no tecido empresarial e industrial nacional…”.
É precisamente isso o que fará a certificação de economia circular da Adene! Um motor para que as organizações dinamizem ações e que obtenham resultados práticos e evolutivos ao nível da preservação ambiental.
Trata-se de um modelo abrangente que procuramos que seja aplicável a múltiplos setores da Sociedade. Permitirá uma avaliação do desempenho da circularidade das empresas e outras entidades, por auditores, com a emissão de um certificado com a respetiva classificação de A+ (a melhor) a F (a pior).
Estamos na fase de calibração do modelo com o intuito de averiguarmos a aplicabilidade e versatilidade do mesmo. Representa alguma organização que queira participar neste projeto pioneiro? Se a resposta é sim, contacte-nos!
Há a vontade e o sentido; Há a energia e as sinergias; Há o know how… e o compromisso! Arregaçámos as mangas! Prevê-se que a certificação de economia circular da Adene esteja em plena operação no início de 2023.