A

Academia ADENE – 13 anos a formar para a Transição Energética

Jorge Marques

Diretor de Formação, Informação e Educação, ADENE

27.10.2025

5

min. de leitura

Setembro de 2025 marcou um momento muito especial para a ADENE – Agência para a Energia: a comemoração de 25 anos promovendo a eficiência energética e a sustentabilidade.

Neste marco simbólico, a Academia ADENE apresenta-se também com uma nova imagem e um website renovado — mais intuitivo, mais completo e mais próximo de todos os que querem aprender e transformar.

Embora a Academia ADENE tenha sido formalmente criada em 2012, a formação e a capacitação técnica estiveram sempre no ADN da ADENE através das suas iniciativas de formação.

Hoje, a Academia ADENE afirma-se como o centro de formação da ADENE, com a missão de promover a qualificação e capacitação técnica de profissionais e entidades nas áreas da certificação energética de edifícios, eficiência energética de edifícios e indústria, eficiência hídrica, energias renováveis, mobilidade eficiente, eficiência hídrica, certificação internacional e sustentabilidade.

Inicialmente criada por via da necessidade da ADENE ter estrutura profissional para dar resposta eficaz às exigências de formação e qualificação dos Peritos Qualificados do Sistema de Certificação Energética de Edifícios (SCE), a Academia ADENE evoluiu e diversificou a sua atuação.  Focou-se na formação complementar dos Peritos Qualificados, dotando-os de mais competências para atuar no SCE. Seguiu-se a Gestão de Energia na Indústria, para apoiar os técnicos que atuam no Sistema de Gestão de Consumos Intensivos na Indústria (SGCIE). Paralelamente, expandiu a sua oferta com programas dirigidos a instaladores de sistemas de Solar Térmico, de caldeiras, ar-condicionado e de janelas eficientes CLASSE+.

Atualmente, a Academia apresenta um portfólio com mais de 100 cursos ativos, abrangendo um vasto leque de temas.

Na área dos edifícios, para além da certificação energética, destaca-se a aposta na reabilitação energética, na gestão eficiente de energia, na simulação dinâmica e na qualificação de auditores ISO 50001.

Nas energias renováveis continuamos a inovar, promovendo formações em parceria com entidades como a ERSE, E-REDES e DGEG, com competências no âmbito do licenciamento do Autoconsumo Coletivo. A formação em sistemas fotovoltaicos e respetiva integração na mobilidade elétrica tem registado muita procura por parte dos técnicos do setor elétrico e da gestão de edifícios.

Na mobilidade, reconhecendo que os transportes são o maior consumidor de energia final, a ADENE desenvolveu um sistema de avaliação de classificação de frotas automóveis, o MOVE+, que identifica oportunidades de redução efetiva de emissões de CO2.  A Academia ADENE realiza regularmente ações de formação para qualificar auditores e gestores de frota para atuar no âmbito deste sistema inovador.

Na eficiência hídrica, tem promovido, de forma contínua, formação para qualificação de gestores e auditores AQUA+, contribuindo para uma utilização mais responsável dos recursos hídricos.

Na área internacional, celebrou um protocolo com a Association of Energy Engineers, passando a disponibilizar em Portugal formações com reconhecimento internacional, nomeadamente a Certified Energy Manager, Certified Measurement & Verification Professional, Certified Renewable Energy Professional e Carbon Auditing Professional.

No eixo da sustentabilidade, destacam-se o curso eCircular, que capacita profissionais a implementar e certificar práticas de economia circular em organizações de diversos setores e a formação no sistema LEED, o maior sistema mundial de certificação em construção sustentável.

Ao longo do seu percurso, a Academia ADENE já emitiu mais 5000 carteiras profissionais no âmbito do SCE, abrangendo Peritos Qualificados (PQ), Técnicos Responsáveis pela Manutenção de Sistemas Técnicos (TRM), Técnicos de Gestão de Energia (TGE) e Técnicos de Inspeção a Sistemas Técnicos (TIS). Mais recentemente viu alargadas as suas competências com o Mercado Voluntário de Carbono (MVC), com o reconhecimento profissional dos Verificadores MVC.

Por fim, é imperativo investir de forma consistente na formação e na (re)qualificação dos profissionais como base para acelerar a transição energética.

Sem conhecimento não há transição.

Sem competência, não há futuro sustentável.

A transição energética só será possível com pessoas preparadas para a conduzir. Formar é transformar. E a formação dá, de facto, trabalho!

S

Sobre o autor

Jorge Barata Marques é licenciado em Engenharia Civil pelo Instituto Superior Técnico e tem experiência consolidada em gestão de projetos. É atualmente Diretor de Formação, Informação e Educação na ADENE, onde coordena a Academia ADENE, nomeadamente a qualificação de técnicos no Sistema de Certificação Energética dos Edifícios e do Mercado Voluntário de Carbono, bem como formações em eficiência energética, energias renováveis, mobilidade eficiente, eficiência hídrica e sustentabilidade. É igualmente responsável pela coordenação do Observatório da Energia e do projeto de literacia energética “Rota da Energia”, com impacto nacional em escolas, autarquias e empresas.

A ADENE é a agência nacional para a energia, com uma missão centrada nas pessoas e a ambição de reforçar o posicionamento de Portugal na descarbonização, é um parceiro ativo da transição energética, fortalecendo parcerias, dinamizando a política pública e estando mais próximo dos cidadãos. Com toda a energia!

© ADENE 2025