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A Semana Europeia da Mobilidade está a chegar, vamos apanhar a boleia?

Hélder Rodrigues

Eng. Mobilidade e Transportes e Gestor da iniciativa MOVE+

15.09.2022

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Enquanto nos preparamos para mais uma Semana Europeia da Mobilidade (SEM), que terá lugar de 16 a 22 de setembro, é importante refletir sobre os benefícios desta iniciativa. Esta semana, promovida pela Comissão Europeia e dinamizada em Portugal pela Agência Portuguesa do Ambiente (APA), conheceu a sua primeira edição no ano de 2020, visando principalmente a promoção de uma mobilidade mais sustentável. Todavia, na União Europeia, de 2000 até 2017 (segundo os dados mais recentes disponíveis na Agência Europeia do Ambiente), a utilização de viatura própria aumentou 14% e enquanto em 2000 este modo de transporte cumpria 73% das necessidades, em 2017 satisfez 83%, o que indica ainda um caminho a fazer para alcançar resultados mais ambiciosos desta iniciativa. 

Ainda assim, a contínua sensibilização, desde o cidadão ao decisor político permitiu que, nestes tempos excecionais, uma maior acessibilidade aos transportes públicos fosse das primeiras respostas a ser implementada. Na Alemanha, durante 3 meses, o acesso a todos os transportes públicos nacionais teve um custo mensal de 9€, o que se traduziu numa quebra da utilização da viatura própria. Contudo, esta redução ficou aquém do esperado.  O acréscimo observado na utilização de transportes públicos, indica que esta medida induziu um aumento da mobilidade (i.e., mais deslocações) e não apenas a transferência entre meios de transporte. Embora os resultados sejam positivos do ponto de vista social e económico, com as famílias a viajar dentro do país de forma barata, na dimensão ambiental, não são tão diretos quanto esperado. 

O cenário é desafiante, sabemos que o compromisso português com uma mobilidade sustentável é cada vez maior e mais transversal. Este ano são 63 os municípios que participam nesta iniciativa, com ações bastante diversas: passeios de bicicleta, encerramento de ruas para pedestres, participação no dia europeu sem carros (22 de setembro) ou a apresentação de melhorias em infraestruturas para uma mobilidade mais inclusiva e sustentável. A presença nacional na SEM não é só pródiga em quantidade, mas também em qualidade, tendo sido destacadas várias ações a nível europeu nos últimos anos: o município do Valongo ganhou o prémio em 2021 para pequenos municípios, no mesmo ano, o município da Amadora foi finalista no prémio para grandes municípios, categoria que o município de Lisboa venceu em 2018. 

As iniciativas no âmbito da SEM são cada vez mais e mais inclusivas e devem ser vistas como uma oportunidade para sair da rotina e experimentar novos e diferentes hábitos sustentáveis de mobilidade. Tente fazer algo novo durante esta semana, participe nas iniciativas do seu município em conjunto com a família, amigos ou colegas de trabalho! Cada um de nós é uma peça essencial na transição para uma mobilidade sustentável, aceita o desafio? 

 

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Sobre o autor

Eng. Mobilidade e Transportes e Gestor da iniciativa MOVE+

Formado em Engenharia Mecânica com especialização em energia, onde o interesse nos desafios mobilidade surgiu naturalmente. Na ADENE, como gestor da iniciativa MOVE+, de classificação e melhoria da eficiência energética de frotas de veículos ligeiros e pesados de mercadorias, tenho a oportunidade de trabalhar junto dos gestores de frota nacionais de modo a entender os seus desafios ao responder às exigências e metas ambientas da legislação em vigor, ajudando-os nesse sentido, o que permite à ADENE contribuir para o melhor desenho e concretização de objetivos de política pública, acelerando as tendências de aumento de eficiência e de descarbonização do setor dos transportes.

A ADENE é a agência nacional para a energia, com uma missão centrada nas pessoas e a ambição de reforçar o posicionamento de Portugal na descarbonização, é um parceiro ativo da transição energética, fortalecendo parcerias, dinamizando a política pública e estando mais próximo dos cidadãos. Com toda a energia!

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