A CRESCER é uma IPSS fundada em 2001 que actua junto de pessoas em situação de vulnerabilidade, incluindo pessoas em situação de sem-abrigo, consumidores de substâncias psicoactivas, refugiados e migrantes.
Acreditamos que todas as pessoas merecem viver com dignidade, com saúde e plenamente integradas na comunidade.
Anualmente, acompanhamos cerca de 2.500 beneficiários e desenvolvemos 30 projectos. Contamos com 116 colaboradores, dos quais 30% são técnicos pares, isto é, pessoas com experiência vivida de vulnerabilidade.
Acreditamos que não deve ser uma inevitabilidade existirem pessoas em situação de sem-abrigo e que é possível, colectivamente, revertermos esta realidade. O nosso projeto “É UMA CASA | Housing First” demonstra isso mesmo. O projecto garante acesso imediato a habitação individual e dispersa na cidade (T0s ou T1s), para pessoas em situação de sem-abrigo crónica, que viveram, em média, 15 anos na rua. O objectivo principal é apoiar a plena integração destas pessoas, facilitando o acesso a serviços de saúde e apoio social, bem como a ligação à vizinhança, reconstruindo redes de pertença e apoio.
Com uma casa e acompanhamento técnico contínuo (pelo menos seis visitas mensais), as suas vidas transformam-se e renasce uma esperança.
Partilhamos o testemunho de uma beneficiária após integrar o projecto:
“Mudou muita coisa. Mudou a minha vida em termos familiares, de saúde, de estabilidade, de dignidade. Hoje tenho tecto. Hoje tenho vida.”
“O melhor (de ter uma casa) é ter privacidade, dignidade, abrir o frigorífico e comer o que quero (…) fazer o que quero. Ser livre.”
Desde o piloto de 7 casas em 2013, com o apoio da Câmara Municipal de Lisboa, o projecto já apoiou mais de 170 pessoas e actualmente gere 152 casas em Lisboa, Almada e Loures, com o apoio das respectivas Câmaras e, em Lisboa e Loures, também da Segurança Social. A taxa de sucesso é de 90%, ou seja, 9 em cada 10 pessoas não regressam à situação de sem-abrigo.
O apoio da sociedade civil e de parceiros públicos e privados é essencial para promover a verdadeira inclusão.
A ADENE tem sido um parceiro e embaixador fundamental, nomeadamente no âmbito do projeto POWGEN, que visa facilitar a integração de pessoas migrantes no mercado de trabalho, através de formação e experiências práticas nos sectores das energias renováveis e da reabilitação energética. A ADENE tem desempenhado um papel-chave na validação do programa formativo e na articulação com potenciais entidades empregadoras, que são aspectos determinantes para o sucesso da integração destes formandos.
Agradecemos o entusiasmo e a verdadeira parceria que temos vindo a construir.
Se quiser contribuir para o nosso trabalho pode fazê-lo de várias formas:
- Consignação de 1% do IRS (NIF: 505 483 599)
- Donativos via MBWay (965 063 318) ou IBAN (PT50 0018 0003 4831 1690 020 48)
- Doação de bens
- Visita aos nossos restaurantes sociais, como o É UM RESTAURANTE
Para mais informações ou outras formas de envolvimento, contacte-nos: info@crescer.org.
Contamos consigo para construir um caminho de inclusão e de dignidade para todos!