3

3 Perguntas a... Sara Rodrigues

Sara Rodrigues

Responsável de Ambiente e Energia, Grupo Sovena

16.09.2024

3

min. de leitura

1. O que motivou a Sovena a aderir ao eCIRCULAR?

Tivemos conhecimento do eCIRCULAR através da ADENE News e imediatamente ficámos interessados em aderir ao sistema de classificação, por várias razões, nas quais destacamos a credibilidade e referência da ADENE; a integração da gestão de recursos com estratégias e práticas; e a relação estreita com o PAEC (Plano de Ação para a Economia Circular), contribuindo para um caminho cada vez mais sólido para a máxima circularidade. Felicitamos, desde já, a ADENE por esta iniciativa, é uma excelente forma de incentivo às organizações e à sociedade em geral para dinamizar práticas que obtenham resultados positivos e evolutivos ao nível da economia circular.

 

2. Quais as mais valias da aplicação do processo de auditoria e classificação?

Na Sovena, encaramos o eCIRCULAR como uma oportunidade, por um lado, de valorização e reconhecimento de boas práticas que implementamos nas nossas operações e, por outro lado, de reforço dos nossos compromissos com o futuro, permitindo evidenciar pontos de melhoria concretos e acionáveis. Estamos comprometidos em ser uma referência mundial no sector alimentar, preservando o Planeta e cuidando das pessoas.

 

3. Que melhorias vão (ou já estão) a implementar em termos de economia circular até uma possível renovação da classificação eCIRCULAR?

Temos consciência que a economia circular é crucial para a sustentabilidade em todas as suas vertentes, que exige muita dedicação, colaboração, investigação e inovação. Estamos empenhados na melhoria contínua com grande enfoque na digitalização; na eficiência energética; na redução da pegada hídrica, do consumo de materiais e do desperdício; e na criação de valor no ciclo de vida dos materiais.

 

 

S

Sobre o entrevistado

Tem 20 anos de experiência nas áreas de gestão ambiental e eficiência energética. Licenciada em Gestão e Engenharia Industrial pelo Instituto Superior de Ciências do Trabalho e da Empresa (2004), pós-graduada em Gestão Ambiental e Auditorias Ambientais pela Egas Moniz School of Health and Science e pós-graduada em Gestão de Energia e Eficiência Energética pelo Instituto de Soldadura e Qualidade. É quadro do Grupo Sovena desde 2005, onde desempenha a função de responsável de ambiente e energia das fábricas do Grupo em Portugal.

A ADENE é a agência nacional para a energia, com uma missão centrada nas pessoas e a ambição de reforçar o posicionamento de Portugal na descarbonização, é um parceiro ativo da transição energética, fortalecendo parcerias, dinamizando a política pública e estando mais próximo dos cidadãos. Com toda a energia!

© ADENE 2025