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3 Perguntas a...Carla Pinto

Carla Pinto

Diretora Executiva da Associação Portuguesa de Centros Comerciais

12.10.2023

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min. de leitura

1- Como é que o Plano de Poupança de Energia 2022-2023 impactou os consumos energéticos dos centros comerciais? Quais as medidas do PPE que considera mais relevantes?

O aumento da eficiência energética é desígnio permanente dos Centros Comerciais e já com resultados assinaláveis. Com o pacto para a implementação do PPE quisemos ir ainda mais longe, desenvolvendo um conjunto de iniciativas que permitem obter ganhos adicionais no curto prazo, com especial incidência nos consumos associados à climatização, iluminação e transportes verticais dos Centros Comerciais.

Assim, o balanço do Plano de Poupança de Energia é francamente positivo e está acima dos objetivos propostos no pacto que assinámos com a ADENE. Da análise dos dados dos Centros Comerciais referentes aos consumos mensais de gás natural e energia elétrica, é possível observar que este setor tem vindo a verificar poupanças de forma consistente desde agosto de 2022.

Segundo os últimos dados sobre o progresso do Plano de Poupança de Energia (PPE) 2022-2023, no setor dos centros comerciais, foi apurada uma poupança de 42% no consumo acumulado de gás natural e de 12% no consumo de energia elétrica, no período entre agosto 2022 e junho de 2023 face ao período de referência.

 

2- Quer destacar algum caso de sucesso com a implementação do PPE nos centros comerciais?

O PPE materializou um conjunto de iniciativas que permitiram ganhos relevantes de curto prazo, por exemplo, nas áreas da iluminação e da climatização, que foram implementadas sem pôr em causa a atividade económica das centenas de milhar de trabalhadores do setor.

Como exemplos de sucesso, gostaria de referir o processo de substituição por soluções de iluminação eficiente em áreas comerciais que foi acelerado com o PPE, e a campanha “Gestos simples. Um grande impacto.”, que desenvolvemos com a ADENE e que, dirigida ao público geral, aos clientes de Centros Comerciais e aos seus lojistas, revelava, com medidas simples o que os consumidores podem fazer nas suas casas para poupar energia.

 

3- Como vê o futuro dos consumos energéticos nos centros comerciais depois do PPE? Considera que este plano deve ter continuidade no tempo?

Os Centros Comerciais, com a sua relação direta com os consumidores e a sua influência social, reconhecida pela generalidade da população portuguesa, têm um papel muito relevante na difusão de informação relevante, no apoio às comunidades e na influência dos comportamentos dos consumidores. Sendo os consumidores stakeholders fundamentais para a transformação que se pretende ao nível da sustentabilidade e tendo em conta que os Centros Comerciais são espaços onde os portugueses gostam de estar, têm um papel fundamental na promoção de práticas sustentáveis e conscientes.

Em relação aos consumos, os Centros Comerciais têm vindo, ao longo dos últimos anos, a implementar diversas medidas com vista à redução dos consumos de energia, bem como para aumentar a eficiência energética e hídrica nas seguintes áreas de atuação: climatização; iluminação; produção local de eletricidade; promover, na medida do possível, práticas de gestão dos recursos humanos que permitam a redução dos consumos energéticos; meios de transporte vertical, como elevadores ou escadas rolantes; monitorização dos consumos; formação e capacitação; e informação e sensibilização.

Para os Centros Comerciais, enquanto ecossistemas dinâmicos e flexíveis, a sustentabilidade, incluindo as poupanças energéticas, é parte integrante das suas estratégias, e está presente em todos os processos de gestão diária. As medidas de poupança energética são, portanto, para manter.

 

 

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Sobre o entrevistado

Sobre a APCC

A APCC é uma Associação de âmbito nacional que congrega empresas investidoras, promotoras e gestoras de Centros Comerciais, para além de empresas de comércio a retalho e fornecedores de serviços ao sector. Atualmente, a APCC conta com 90 Conjuntos Comerciais, que integram 8.000 lojas. São cem mil trabalhadores diretos (mais de 280 mil). O ecossistema dos Centros Comerciais recebe 475 milhões de visitantes ano.

A ADENE é a agência nacional para a energia, com uma missão centrada nas pessoas e a ambição de reforçar o posicionamento de Portugal na descarbonização, é um parceiro ativo da transição energética, fortalecendo parcerias, dinamizando a política pública e estando mais próximo dos cidadãos. Com toda a energia!

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