2

2023, o ano zero!

Nelson Lage

Presidente da ADENE

19.01.2023

3

min. de leitura

Temos de acelerar o caminho do zero. 2023 é, já sabemos, um ano de desafios e conquistas em que temos de continuar a mudar a forma como nos movemos, o modo como cultivamos os alimentos e produzimos energia e o modo como nos aquecemos. Estes são os desafios que temos de transformar em conquistas.

Queremos algo novo, queremos o futuro, mas como chegaremos lá? Desde logo pela contínua aproximação ao cidadão através da promoção da literacia energética, mas igualmente na aposta na requalificação e formação profissional do setor.

O novo ano passa pela afirmação da Circularidade com o lançamento do Sistema Classificação da Economia Circular, mas também pelo incremento das Comunidades de Energia e Autoconsumo que é uma competência da ADENE no âmbito do Sistema Elétrico Nacional.

Vamos reforçar os Sistemas que promovem a eficiência energética, hídrica e a mobilidade com novas e inéditas iniciativas. 2023 será ainda o ano para o desenvolvimento de novas áreas com destaque para a economia azul, agroenergia e mobilidade & cidades. A ADENE participará ativamente no lançamento da Estratégia Nacional de Longo Prazo para o Combate à Pobreza Energética e continuará a trabalhar no Plano de Poupança de Energia.

Na certificação energética dos edifícios e gestão de recursos temos de garantir a transposição da nova EPBD que está a ser discutida na esfera europeia e que irá trazer novidades ao setor, enquanto queremos manter os níveis de qualidade e garantir uma gestão operacional do SGCIE mais otimizada.  

2023 será um ano de confirmação da internacionalização da ADENE com a conclusão da presidência da Rede Europeia de Energia (EnR) e o arranque da candidatura à presidência da Rede MEDENER – Rede de Agências de Energia do Mediterrâneo. A ambição da ADENE vai estender-se igualmente ao Pacto de Autarcas, onde teremos um papel de destaque. Depois do sucesso da Rota da Energia no Continente e nos Açores, queremos expandir este projeto à Madeira ao mesmo tempo que lançaremos a Rota da Energia nos PALOP.

Esta será a forma de chegarmos ao futuro que já começou. Bom ano a todos os que fazem da ADENE a agência agregadora do setor da energia!

 

S

Sobre o autor

Nelson Lage, Presidente da ADENE

Profissional com mais de 15 anos de experiência no setor público que se rege pelos valores da determinação, automotivação, com competências de trabalho de equipa aliado à disciplina.
Principais áreas de experiência: energia, inovação, relações internacionais e cooperação, gestão de projetos.
Presidente da EnR – Rede Europeia da Energia até março de 2023.

A ADENE é a agência nacional para a energia, com uma missão centrada nas pessoas e a ambição de reforçar o posicionamento de Portugal na descarbonização, é um parceiro ativo da transição energética, fortalecendo parcerias, dinamizando a política pública e estando mais próximo dos cidadãos. Com toda a energia!

© ADENE 2024