Temos de acelerar o caminho do zero. 2023 é, já sabemos, um ano de desafios e conquistas em que temos de continuar a mudar a forma como nos movemos, o modo como cultivamos os alimentos e produzimos energia e o modo como nos aquecemos. Estes são os desafios que temos de transformar em conquistas.
Queremos algo novo, queremos o futuro, mas como chegaremos lá? Desde logo pela contínua aproximação ao cidadão através da promoção da literacia energética, mas igualmente na aposta na requalificação e formação profissional do setor.
O novo ano passa pela afirmação da Circularidade com o lançamento do Sistema Classificação da Economia Circular, mas também pelo incremento das Comunidades de Energia e Autoconsumo que é uma competência da ADENE no âmbito do Sistema Elétrico Nacional.
Vamos reforçar os Sistemas que promovem a eficiência energética, hídrica e a mobilidade com novas e inéditas iniciativas. 2023 será ainda o ano para o desenvolvimento de novas áreas com destaque para a economia azul, agroenergia e mobilidade & cidades. A ADENE participará ativamente no lançamento da Estratégia Nacional de Longo Prazo para o Combate à Pobreza Energética e continuará a trabalhar no Plano de Poupança de Energia.
Na certificação energética dos edifícios e gestão de recursos temos de garantir a transposição da nova EPBD que está a ser discutida na esfera europeia e que irá trazer novidades ao setor, enquanto queremos manter os níveis de qualidade e garantir uma gestão operacional do SGCIE mais otimizada.
2023 será um ano de confirmação da internacionalização da ADENE com a conclusão da presidência da Rede Europeia de Energia (EnR) e o arranque da candidatura à presidência da Rede MEDENER – Rede de Agências de Energia do Mediterrâneo. A ambição da ADENE vai estender-se igualmente ao Pacto de Autarcas, onde teremos um papel de destaque. Depois do sucesso da Rota da Energia no Continente e nos Açores, queremos expandir este projeto à Madeira ao mesmo tempo que lançaremos a Rota da Energia nos PALOP.
Esta será a forma de chegarmos ao futuro que já começou. Bom ano a todos os que fazem da ADENE a agência agregadora do setor da energia!