
A ADENE recebeu esta semana a visita de duas delegações internacionais: uma missão institucional liderada pela Embaixada da República das Filipinas, acompanhada pela empresa estatal Bases Conversion and Development Authority (BCDA) e uma missão institucional e empresarial organizada pela Embaixada da República Argentina, com a empresa Suxsolar.
A delegação filipina veio conhecer melhor as políticas e enquadramento do setor das energias renováveis e identificar eventuais formas de colaboração.
A Bases Conversion and Development Authority (BCDA) é uma empresa estatal filipina que tem como objetivo transformar as antigas bases e propriedades militares em centros de crescimento económico, inovação e sustentabilidade. Entre os seus projetos destaca-se a New Clark City (NCC), um empreendimento de 9.450 ha, concebido como a primeira metrópole verde, inteligente e resiliente a desastres das Filipinas, que prevê acolher 1,2 milhões de habitantes, gerar mais de 600 mil postos de trabalho e dedicar mais de 60% da área a espaços verdes e reservas florestais.
A comitiva argentina veio aprender sobre o panorama da energia solar em Portugal e explorar oportunidades de cooperação e investimento.
A empresa SuxSolar, que trabalha há mais de 15 anos no setor das energias renováveis, oferecendo soluções chave na mão, pretende potenciar o incremento das energias renováveis no mix energético da Argentina, e a atual posição de Portugal no setor é uma mais-valia para países que querem apostar na energia limpa.
Nelson Lage, Presidente da ADENE, foi o anfitrião das visitas, em que foram apresentados alguns casos de sucesso da implementação das energias renováveis, e dadas notas de outras áreas de atuação da Agência para a Energia como a certificação energética de edifícios.
A presença destas delegações demonstra como Portugal é cada vez mais um líder na transição energética mundial, com a ADENE a desempenhar um papel fundamental na construção do exemplo internacional que o país é hoje.