
Enquanto Coordenadora Nacional, a ADENE organiza o 2.º Encontro Anual do Pacto de Autarcas para o Clima e Energia, nos dias 25 e 26 de novembro de 2025, no Centro Cultural de Belém (CCB) em Lisboa.
O Encontro Nacional do Pacto de Autarcas para o Clima e Energia deste ano dá mais uma vez destaque ao papel das autarquias no cumprimento das metas nacionais e europeias em matéria de ação climática, com foco no seu papel na produção descentralizada de energias renováveis através de Comunidades de Energia Renovável (CER) e Autoconsumo Coletivo (ACC), acelerando a descarbonização dos seus territórios e promovendo soluções com benefícios para toda a comunidade.
A constituição e gestão de Comunidades de Energia Renovável é um desafio que os municípios abraçaram desde cedo, mas persistem barreiras relevantes à sua implementação. Este encontro pretende discutir o que já está a ser feito e o que está ainda por fazer para simplificar a aplicação a nível local deste importante instrumento. Por outro lado, as CER podem ser instrumentos de política pública municipal com impactos transversais, uma vez que, não apenas contribuem para a descarbonização dos territórios, mas podem também permitir que os municípios impulsionem determinados setores empresariais ou industriais ou promovam o combate a um dos principais fatores de pobreza energética, com o acesso a energias limpas e à redução da fatura energética das famílias. Serão apresentados exemplos inspiradores de como os municípios estão a implementar CER numa estratégia integrada para a sustentabilidade dos seus territórios do ponto de vista ambiental, económico e social.
Nesta edição, será ainda lançado o Fórum Energia e Comportamento, uma iniciativa da Comissão Europeia para apoiar as autoridades locais no desenvolvimento de projetos, campanhas e iniciativas de promoção de alterações dos comportamentos relacionados com a energia. O Fórum Energia e Comportamento surge com o objetivo de reunir esforços e promover a adoção de boas práticas por toda a Europa. Trata-se de uma plataforma digital que pretende impulsionar e partilhar práticas comportamentais de eficiência energética, bem como apoiar as autoridades locais e regionais na integração de perspetivas comportamentais no desenho e implementação de políticas e medidas de eficiência energética. O projeto, financiado pela Comissão Europeia e liderado pelo instituto VITO, conta com 12 parceiros de vários países europeus, entre os quais a ADENE, e decorre entre março de 2025 e o final de 2026.
No 2.º dia do evento, a Presidência e o Secretariado da rede das Agências de Energia Europeias (EnR Network) realizam a EnR Thinking Group Meeting 2025. Esta reunião de reflexão será dedicada à ação climática local, com o objetivo de discutir possíveis vias de colaboração e o papel das Agências Nacionais de Energia neste domínio. Nesta sessão será apresentado o trabalho desenvolvido até ao momento pela rede e serão convidados diversos stakeholders externos para partilhar experiências e promover o diálogo sobre as diferentes alternativas para reforçar o apoio às autoridades locais e regionais.
Conheça o programa e inscreva-se gratuitamente. Reserve o seu lugar e faça parte deste debate e reflexão conjunta sobre o futuro da ação climática local e reforço do papel das autarquias na ação climática.