ADENE lança “Conselho Sombra” composto por jovens

A ADENE- Agência para a Energia já tem ativo o seu Conselho de Administração Sombra (CAS), um órgão jovem e estruturado para talentos com idade inferior a 35 anos, que irá participar ativamente nos processos de decisão do Conselho de Administração (CA), assegurando que o novo desafio com que a ADENE se depara nos próximos tempos conta com o envolvimento por quem o irá viver.

O CAS é composto por 3 membros (Presidência + 2 Vice-Presidências) com um mandato anual, que irá reunir mensalmente com o CA. As candidaturas internas desafiavam os jovens a explicar o que mudariam já amanhã, tendo a deliberação final estado a cargo de um júri interno. Durante o encontro semestral de Natal da ADENE que se realizou dia 3 e 4 de dezembro, foram anunciados os três selecionados para este desafio: Ana Seco, técnica especialista da Direção de Sustentabilidade e Mobilidade, que desempenhará o cargo de Presidente Sombra, João Alpalhão, Técnico especialista da Direção de Estratégia, Planeamento e Políticas Públicas, e Miguel Nunes, Técnico especialista da Direção de Indústria e Transição Energética foram nomeados Vice-presidentes Sombras.

Esta iniciativa surge em 2022, quando a ADENE demonstrou o seu compromisso com a nova geração ao coorganizar o European Youth Energy Forum, iniciativa que reuniu jovens líderes europeus em Lisboa e culminou num position paper com propostas concretas para acelerar o seu envolvimento na Transição Energética.

O CAS é um órgão transversal que representa todas as pessoas da ADENE, liga direções, cruza dados e propõe soluções executáveis. As suas funções centram-se na sustentabilidade e clima, comunicação intergeracional, inovação, literacia e, claro, a experiência dos colaboradores.

A sua principal função é apresentar recomendações e propostas de participação em atividades internas ou externas, que permitam auxiliar os decisores na dinamização da cultura organizacional. Nomeadamente a participação no grupo de acompanhamento de execução das atividades do Plano de Igualdade, Inclusão e Não Discriminação e/ou atividades no âmbito do plano de responsabilidade social.