
A ADENE e a OLADE – Organização Latino-Americana de Energia-, celebraram esta sexta-feira, na sede da OLADE, em Quito, Equador, um protocolo de colaboração que assinala um novo marco na cooperação energética entre Portugal e os países da América Latina e do Caribe. Este acordo visa reforçar o compromisso conjunto com a promoção da eficiência energética, das energias renováveis e da sustentabilidade a nível ibero-americano.
Este acordo surge num momento em que a Europa enfrenta desafios crescentes relacionados com a segurança do abastecimento, a pressão sobre as redes e a necessidade urgente de acelerar a transição energética, representando uma oportunidade estratégica para aprofundar o diálogo global e partilhar soluções que promovam sistemas energéticos mais resilientes e sustentáveis.
O protocolo, assinado por Nelson Lage, Presidente da ADENE, e Andrés Rebolledo Smitmans, Secretário Executivo da OLADE, tem por objetivo aprofundar a cooperação, a coordenação e a assessoria técnica em projetos e iniciativas que promovam a eficiência energética, as energias renováveis, a descarbonização e a sustentabilidade.
“A ADENE está comprometida em promover a cooperação internacional para enfrentar os desafios energéticos globais. Este protocolo com a OLADE é um passo significativo para fortalecer as nossas ações conjuntas em prol da eficiência energética, das energias renováveis e da sustentabilidade”, afirmou Nelson Lage, Presidente da ADENE,acrescentando que “juntos, podemos criar um impacto positivo e duradouro na transição energética e no desenvolvimento sustentável”.
Com 27 países membros, a OLADE é um dos principais organismos intergovernamentais da região no domínio da energia. Este acordo representa para a ADENE uma oportunidade estratégica de partilha de conhecimento, transferência de boas práticas e contribuição ativa para o reforço da literacia energética e da capacidade técnica na região ibero-americana.
O protocolo entre a ADENE e a OLADE prevê ações concretas como:
– Atividades de formação e capacitação técnica em eficiência energética nos edifícios, na indústria e nos transportes;
– Campanhas de sensibilização e promoção da literacia energética;
– Organização de missões técnicas, eventos e visitas de intercâmbio;
– Criação de projetos conjuntos, alinhados com as metas climáticas e energéticas nacionais e regionais;
– Apresentação de candidaturas a instrumentos de financiamento internacional para ações de interesse comum.
A parceria reflete o papel crescente da ADENE na promoção de soluções sustentáveis à escala internacional e reforça o seu compromisso com a transição energética justa, inclusiva e colaborativa, contribuindo para enfrentar os desafios do desenvolvimento, da justiça climática e da coesão social na Europa e nos países da América Latina e do Caribe.


