A promoção da inclusão na comunidade de pessoas em situação de vulnerabilidade é um dos desígnios mais nobres que podemos encontrar nas sociedades contemporâneas. No contexto da crescente diversidade cultural e mobilidade humana, a responsabilidade social e o voluntariado assumem um papel central na construção de comunidades mais inclusivas e coesas.
Associações como a CRESCER, que funcionam muitas vezes como a primeira rede de suporte, promovem ações concretas que, além do acolhimento, criam condições para que pessoas e grupos mais vulneráveis participem plenamente na vida social, económica e cultural do país. O acesso a condições dignas de saúde, habitação e emprego é determinante para uma integração bem-sucedida. Quando estas condições não são asseguradas, aumentam os riscos de exclusão social, discriminação, precariedade e exploração laboral.
A formação e a promoção de ambientes de trabalho inclusivos são alguns exemplos de políticas de responsabilidade social, que além do impacto social positivo, revelam-se também vantajosas do ponto de vista económico, contribuindo para colmatar a falta de mão-de-obra e promover a inovação.
Neste contexto, surge o projeto europeu POWGEN, que visa facilitar a integração laboral de imigrantes através da oferta de formação nos setores da reabilitação e energias renováveis, contando com a participação de entidades oriundas de Portugal, Espanha, Alemanha, Itália e da Conferência das Regiões Periféricas Marítimas (CRPM). Pretende promover a identificação de boas práticas em termos de inclusão laboral, envolvimento dos beneficiários, empresas e profissionais, desenvolvimento de competências, parcerias com empresas para facilitar estágios e oportunidades de emprego para os formandos e demostração dos benefícios de locais de trabalho inclusivos.
Sabendo que a Academia ADENE tem o seu foco na promoção do conhecimento e do desenvolvimento de competências nas áreas da eficiência energética e hídrica e energias renováveis, é um parceiro natural da Associação CRESCER, em particular no apoio ao desenvolvimento do projeto POWGEN. Nesse sentido, aceitei com toda a naturalidade o desafio e manifestei total disponibilidade para que neste espírito colaborativo pudesse participar como voluntário numa primeira fase na revisão dos conteúdos programáticos e, posteriormente, como formador convidado nas sessões da componente teórico-prático, sendo para mim extremamente gratificante e uma enorme honra participar nestas atividades.
A responsabilidade social, o voluntariado e o apoio a pessoas em situação de vulnerabilidade são elementos interligados que, juntos, podem promover uma sociedade mais justa, inclusiva e solidária. As empresas, organizações e indivíduos têm um papel crucial na criação de condições para a integração destas pessoas, oferecendo oportunidades, apoio e formação. O investimento em ações de responsabilidade social e o incentivo ao voluntariado são passos importantes para construir uma sociedade mais justa, onde a diversidade é celebrada e todos têm a oportunidade de participar plenamente no seu desenvolvimento.