ADENE +PRÓXIMA visita fábrica da Vidrala

A ADENE +PRÓXIMA é uma iniciativa da Agência para a Energia que tem o objetivo de partilhar experiências e conhecer o trabalho desenvolvido no setor da energia, por diversas entidades, de norte a sul do país. No âmbito desta, uma delegação da ADENE, presidida por Nelson Lage, Presidente e Ana Paula Rodrigues, Vice-Presidente da ADENE, visitou a 9 de julho a fábrica Gallo Vidro do Grupo Vidrala, na Marinha Grande.

Durante a visita, foi possível conhecer alguns dos processos na produção de vidro de embalagem, em que a fábrica da Gallo Vidro e o Grupo Vidrala se têm destacado em Portugal e internacionalmente pela estratégia de sustentabilidade e pela inovação em termos energéticos e de processos de circularidade. Uma das medidas é a utilização de fornos de fusão com regeneradores de energia térmica, isolamento térmico avançado e recuperação de calor para reduzir o consumo energético. A fábrica Gallo Vidro tem atualmente um dos maiores fornos da Europa para a produção de vidro branco, altamente eletrificado, o que ajuda a reduzir significativamente as emissões de CO2, podendo em certas alturas trabalhar com 18% a 20% de eletrificação. A estratégia passa agora pela produção de renováveis para autoconsumo de forma a tornar a sua operação económica e ambientalmente mais eficiente.

Foi também possível conhecer a plataforma I.Plant desenvolvida pelo Grupo Vidrala, e que se tornou numa importante aliada na estratégia de eficiência energética. Depois de começar por monitorizar apenas os consumos de energia, transformou-se numa plataforma holística de gestão de consumos de recursos como água e materiais, tendo já sido distinguida internacionalmente.

Outro dos pontos abordados foram as parcerias para a economia circular, nomeadamente através da plataforma Vidro+, que fomenta a colaboração entre fabricantes, recicladores e distribuidores, desenvolvendo circuitos fechados de materiais, sendo um desses exemplos o desenvolvimento de sistemas locais de recolha seletiva de vidro na restauração para garantir a alta qualidade do material reciclado. Esta visita da ADENE + Próxima permitiu constatar como a indústria aposta cada vez mais na economia circular, reduzindo o desperdício e o volume de resíduos, o que diminui o impacte ambiental das operações, neste caso na produção de vidro de embalagem.