A Rede Aldeias Históricas de Portugal (RAHP) integra 12 Aldeias Históricas (Almeida, Belmonte, Castelo Mendo, Castelo Novo, Castelo Rodrigo, Idanha-a-Velha, Linhares da Beira, Marialva, Monsanto, Piódão, Sortelha e Trancoso), distribuídas por 10 Municípios e localizadas no Centro de Portugal, maioritariamente na zona de fronteira.
São lugares onde a ancestralidade convive com a contemporaneidade num diálogo harmonioso que fomenta práticas de inovação, de coesão e de sustentabilidade, convergentes com o crescimento inclusivo, inteligente e sustentável. É um destino All for All que se assume como um destino que são 12.
Ancorada nos seus recursos endógenos, a RAHP apresenta-se como um destino Multiproduto onde o Turismo Cultural e o Turismo Ativo/Natureza ganham protagonismo e são enriquecidos pela Gastronomia & Vinhos, que acrescenta a imaterialidade de uma identidade milenar bem vincada.
A diversificação e a diferenciação do destino são trazidas pela inclusão da sustentabilidade na definição da estratégia de desenvolvimento. Foi a primeira Rede no país a beneficiar de um processo de certificação enquanto destino turístico sustentável – BIOSPHERE DESTINATION, de acolhimento de projetos como a instalação de fibra ótica, da acessibilidade tendo presente as características de cada Aldeia Histórica e a classificação patrimonial, da mobilidade urbana sustentável e inclusiva, do autoconsumo coletivo que visa o acesso a energia mais barata e limpa e a sua utilização no contexto empresarial, residencial e espaço público, da classificação das 12 Aldeias como Conjunto Monumento Nacional, como instrumento de salvaguarda e da sua preservação, a par dos benefícios diretos para as comunidades, da eficiência hídrica e energética entre outra tipologia de ações/projetos que, por força da sua consagração a destino turístico, tem resultado em mais valias para as comunidades.
Reconhecemos a importância da prática de um turismo sustentável como orientação de gestão. Na RAHP a consciencialização para o valor da sustentabilidade é uma realidade mais presente que coloca no centro da ação a dimensão coletiva e a preocupação com o enraizamento de uma visão sistémica e de ecossistema onde todos têm um papel importante, inclusive os turistas, dos quais se espera cada vez mais um comportamento responsável.
Somos um legado ímpar que evidencia a portugalidade que a todos nos diz. Os desafios são muitos e complexos, mas os reconhecimentos, certificações e classificações obtidas nacional e internacionalmente, destacando-se, entre elas, o reconhecimento Best Tourism Village atribuído pela Organização Mundial do Turismo por três anos consecutivos, é a prova de que estamos no caminho certo.
Por tudo o que somos e o que queremos ser no futuro – Uma Rede de Aldeias Históricas Eficientes e Sustentáveis – o turismo é um setor que tem contribuído para a concretização deste desígnio.
Deixamos a sugestão para umas férias slow tourism nas Aldeias Históricas de Portugal, um destino onde fazer férias sustentáveis é possível.