Passaportes de Renovação de Edifícios – solução testada pela ADENE – apresentada publicamente

Decorreu a 27 de junho, a sessão online de apresentação de resultados do iBRoad2EPC, projeto do qual a ADENE é parceira, dedicado ao desenvolvimento e integração de Passaportes de Renovação nos sistemas de certificação energética dos edifícios, conforme estabelecido na diretiva relativa ao desempenho energético dos edifícios, publicada em maio de 2024. Cerca de 40 representantes da Academia, instituições públicas, gestores de edifícios, peritos qualificados, sector da construção e agências de energia estiveram presentes.

Algumas disposições da atual diretiva, assim como o plano de ação para a transposição que terá de ser concluída até maio de 2026, foram apresentadas por Rui Fragoso, Diretor de Edifícios e Eficiência de Recursos da ADENE. Foram abordados alguns dos aspetos fundamentais, como os padrões mínimos de desempenho energético dos edifícios não-residenciais, as trajetórias para uma renovação progressiva do parque imobiliário residencial, os Planos Nacionais de Renovação dos Edifícios e a meta da descarbonização total do edificado em 2050.

João Cleto, Técnico Especialista da Direção de Estratégia Políticas e Projetos da ADENE, partilhou os principais resultados da fase de testes em Portugal, que incluiu a avaliação de 10 edifícios de diferentes tipologias (escritórios, escolas, edifícios multi e unifamiliares), num total de mais de 45 000 m2. Seguiu-se uma mesa-redonda com peritos e técnicos dedicada ao papel destes profissionais na transição para um parque edificado totalmente descarbonizado em 2050.

Por sua vez, Joana Fernandes, Coordenadora da Unidade de Projetos Técnicos da ADENE, moderou a mesa-redonda que juntou representantes da Santa Casa da Misericórdia de Lisboa, da GEBALIS e da Construção Pública E.P.E., entidades que colaboraram no desenvolvimento do projeto, disponibilizando os edifícios para a fase de testes.

Nestes painéis, foi amplamente discutido o papel dos Passaportes de Renovação como ferramenta para aumentar a literacia energética, posicionar os edifícios públicos como modelo no processo de descarbonização, apoiar decisores e o sector em geral no processo de transição, fornecer mais e melhor informação sobre o parque edificado e fomentar abordagens integradas de renovação à escala do bairro e das comunidades.

O Passaporte de Renovação  apoia as ambições de descarbonização dos edifícios, melhorando simultaneamente o desempenho energético e as condições de conforto dos ocupantes, dando aos proprietários conselhos personalizados que, por etapas, facilitam a renovação profunda dos seus edifícios.

Esta ferramenta foi estudada no âmbito do projeto iBRoad2EPC (Desenvolvimento e integração de Passaportes de Renovação dos Edifícios no Sistema de Certificação Energética dos Edifícios), cofinanciado pelo programa Horizonte 2020 da União Europeia. A ADENE tem como responsabilidades acompanhar o desenvolvimento da plataforma e ferramenta de emissão de Passaportes de Renovação iBRoad2EPC, formar Peritos Qualificados na metodologia e coordenar a fase de testes em 9 edifícios piloto em Portugal, sempre com o apoio do Comité Nacional de Especialistas.

Para mais informações consulte o site do iBroad.