A ADENE - Agência para a Energia
É a Agência Nacional de Energia, associação de direito privado, sem fins lucrativos e de Utilidade Pública, que tem como missão o desenvolvimento de atividades de interesse público na área da energia, do uso eficiente da água e da eficiência energética na mobilidade.
A ADENE - Agência para a Energia
É responsável pela gestão e operação da certificação energética dos edifícios e do sistema de gestão dos consumos intensivos de energia (SGCIE), entre outros. A certificação energética dos edifícios conta já com 13 anos de existência, estando emitidos mais de 2 milhões de certificados energéticos. O SGCIE já abrange praticamente a totalidade das empresas nacionais que consomem mais de 500 tep/ano.
A ADENE - Agência para a Energia
Presta apoio na identificação e viabilização de medidas e projetos de eficiência energética, nomeadamente no âmbito do Programa Eco.AP (Programa de Promoção de Eficiência Energética na Administração Pública)
A ADENE - Agência para a Energia
Integra a Academia ADENE, que fomenta a transferência de conhecimento nas áreas da eficiência energética e da eficiência hídrica, promovendo, há mais de 10 anos, a especialização e o reforço das competências técnicas na área da energia e sustentabilidade, sendo a única estrutura nacional de serviços de formação com uma certificação profissional da CERTIF – Associação para a Certificação.
A ADENE - Agência para a Energia
Incentiva a investigação, o desenvolvimento, a inovação colaborativa e a transferência de tecnologia nas áreas da eficiência energética e da eficiência hídrica, promovendo a formação de parcerias com instituições de I&DT do sistema científico nacional, empresas, agências locais e regionais de energia e congéneres internacionais, no âmbito dos programas nacionais e internacionais de incentivo à I&DT em colaboração.
A ADENE - Agência para a Energia
A ADENE conta ainda, desde 2015, com uma nova área de atuação, abrangendo as dimensões ambientais associadas ao uso eficiente da água, em particular, através da colaboração com os organismos da administração pública na concretização de políticas e medidas e a implementação de projetos neste âmbito e na interface entre eficiência hídrica e eficiência energética.

Fase 3 - Plano de Contingência COVID-19 ADENE

A ADENE – Agência para a Energia informa que, no contexto estabelecido no seu Plano de Contingência COVID-19 e continuando a privilegiar os canais digitais e telefónicos, o atendimento ao público em geral, clientes e fornecedores e outras instituições nas suas instalações está sujeito a agendamento prévio, sendo realizado de acordo com todas as recomendações da DGS.

Licenciado em Ciência Política e Relações Internacionais, com mestrado executivo em Gestão e Desenvolvimento de Lideranla, pela Católica Lisbon School of Bussiness Economics. Tem mais de 15 anos de experiência no setor público nas áreas de energia, inovação e relações internacionais.

Foi Adjunto e Chefe de Gabinete em Substituição no Gabinete do Secretário de Estado Adjunto e da Energia no XXII Governo Constitucional, bem como Adjunto do Secretário de Estado da Energia do XXI Governo Constitucional. Foi Assessor do Gabinete do Coordenador Nacional da Estratégia de Lisboa e do Plano Tecnológico no XVII e Adjunto do Gabinete do Secretário de Estado de Energia e Inovação no XVIII Governos Constitucionais. Foi membro da Task Force Ministerial “Compromisso para o Crescimento Verde” no XIX Governo Constitucional, responsável pela área da comunicação e internacionalização.

Integrou os quadros da ADENE em 2011, tendo desempenhado funções de gestor no PNAEE-FEE, bem como também foi gestor de comunicação e marketing, assessor de relações internacionais da Direção-Geral e coordenador do CINERGIA, Centro de Informação Energia.

É atualmente, em regime de pro bono, diretor executivo do REACH ALLIANCE Global Network e membro do Conselho de Administração da Foundation Alliance of Civilizations.

Licenciada em Economia e Mestre em Gestão e Estratégia Industrial, pelo Instituto Superior de Economia e Gestão (ISEG) da Universidade Técnica de Lisboa. Possui diploma em Estudos Urbanos Avançados pela FCSH-UNL/ISCTE_IUL. Foi Chefe do Gabinete do Secretário de Estado da Energia (2018-2019), e Adjunta do Ministro do Planeamento e das Infraestruturas (2016-2018).

Desempenhou as funções de Diretora do Departamento de Inovação e Setores Estratégicos na Direção Municipal de Economia e Inovação da Câmara Municipal de Lisboa (2012-2016). Foi Subdiretora do Gabinete de Estratégia e Planeamento do Ministério do Trabalho e da Solidariedade Social. Foi membro do Conselho Superior de Estatística e dos Grupos de Trabalho de Estatísticas do Mercado de Trabalho e da Educação e Formação do INE, e Chefe do Gabinete do Secretário de Estado do Emprego e da Formação Profissional e do Secretário de Estado Adjunto, da Indústria e do Desenvolvimento (2007-2010). Foi Investigadora da Comissão para a Inovação na Formação e Técnica Superior do Instituto para a Inovação na Formação (1996-2004) e integra os quadros do Gabinete de Estratégia e Planeamento do Ministério do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social.

Licenciada em Engenharia Química, pelo Instituto Superior Técnico da Universidade Técnica de Lisboa e pós-graduada em Alta Direção em Gestão de Unidades de Saúde para Gestores pelo Instituto Superior de Ciências Sociais e Políticas.

Foi Assessora especializada do Presidente da Administração Regional de Saúde de Lisboa e Vale do Tejo, I.P., bem como Sudiretora-Geral da Adminsitração e Emprego Público. Diretora Executiva do Agrupamento de Centros de Saúde de Sintra, Diretora da Unidade de Apoio à Gestão e Diretora da Unidade de Auditoria Internerna do Instituto de Gestão do Fundo Social Europeu, responsável pelo apoio logístico ao Programa Operacionla do Potencial Humano e Membro do Grupo de Trabalho do Programa de Reforma da Administração Central do Estado.

Foi Coordenadora do Programa Qualidade do Ministério da Segurança Social e do Trablho, Diretora do Departamento de Atendimento ao Cidadão e Comunicação do Instituto da Segurança Social, Consultora Coordenadora do Secretariado para a Modernização Administrativa. Membro do Júri internacional de diversas edições do Prémio Iberoamerico de la Calidad, Vice-Presidente da Associação Portuguesa da Qualidade, Formadora no Instituto Nacional de Administração e no European Institute for Public Administration, Consultora de organismos internacionais como o Centro Latinoamericano de Administración para el Desarrollo e a Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Económico.

Doutorada em Engenharia Eletrotécnica e de Computadores pela Universidade do Porto (FEUP), docente da FEUP e Investigadora Sénior do Instituto de Engenharia de Sistemas e Computadores, Teconologia e Ciência do Porto e Presidente do Conselho Diretivo do Laboratório Nacional de Energia e Geologia desde 2009 e Presidente do Conselho de Adminsitração da Associação Portuguesa de Veículos Elétricos desde 2016.

Foi Vice-Presidente do Conselho Diretivo do Instituto Nacional de Engenharia, Tecnologia e Inovação (2004-2019), Vice-Presidente da ADENE (2011-2016), Presidente do EuroGeoSurveys (2016-2018).

Membro fundador da European Energy Research Aliance e membro do Comité Executivo, Vice-Presidente da European Sustainable Energy Innovation Alliance, representante nacional no Committee of Energy Research and Technology da International Energy Agency, membro e relator do Grupo Consultivo para a Educação e Ensino em energia, membro e relator do Grupo Consultivo do Roteiro Integrado H2020 e H2020 sobre as infraestruturas de investigação, incluindo e-infraestruturas. Membro do Conselho Consultivo da Escola de Engenharia da Universidade do Minho, membro do EU High Level Group of European Innovation Partnership on Raw Materials (até 2018) e Vice-Presidente do Expert Group on Resource Management of United Nations.

Licenciado em Engenharia Silvícola, pelo Instituto Superior de Agronomia da Universidade Técnica de Lisboa. Diretor Geral da DGEG desde 2018, Diretor de Serviços de Sustentabilidade Energética (2013-2018), Diretor de Serviços Renováveis, Eficiência e Inovação (2007-2013) e Diretor de Serviços de Recursos Endógenos e Eficiência Energética (2004-2007),  sendo quadro superior da DGEG desde 1990.

Presidente do Conselho de Administração do Centro da Biomassa para a Energia (desde 2019) e membro do Conselho de Administração do Centro para o Desenvolvimento e Inovação Tecnológicos.

Presidente da Mesa da Assembleia Geral da Associação Portuguesa de Energia, Presidente da Comissão Executiva do Fundo de Apoio à Inovação (desde 2018), Presidente da Comissão Executiva do Plano Nacional de ação para a Eficiência Energética que gere também o Fundo de Eficiência Energética (desde 2018), representante nacional do Governing Board da International Energy Agency, em Paris, Gestor do Fundo de Sustentabilidade Sistémica do Setor Energético (desde 2018), representante da tutela da energia do Conselho Consultivo da Entidade Reguladora do setor Energético (desde 2018).

Nomeado pelo Primeiro-Ministro para membro do Conselho Superior de Estatística (2019), membro do Comité de Acompanhamento do Programa Operacional para a Sustentabilidade e Eficiência no Uso dos Recursos (2015-2018), representante nacional no Comité da Diretiva da Eficiência Energética do Parlamento e Conselho, em Bruxelas (2012-2018).

Membro do Conselho de Administração da ADENE (2012-2016), membro da representação de Portugal no Comité Preparatório da International Renewable Energy Agency em Abu Dhabi (2008-2011), Vice-Presidente do Conselho de Administração da ADENE (2005-2008) e Chefe de Divisão de Energias Renováveis da DGEG (2001-2004).