Certificação Energética

Passos para certificar o imóvel

Para obter o Certificado Energético do seu imóvel é importante seguir um conjunto de passos.

Comece por consultar vários peritos e formalizar a sua contratação com quem lhe oferecer a melhor proposta, tendo em conta o preço e a garantia de prazos. 

Reúna toda a documentação solicitada com antecedência e durante a visita do perito ao imóvel procure esclarecer todas as dúvidas sobre as medidas necessárias para um melhor desempenho energético. 

Certifique-se de que todos os espaços de sua casa estão acessíveis (sótão, caves, casa das máquinas). Antes de terminar o processo, confirme se recebeu toda a informação e confira se os valores pagos correspondem aos declarados na fatura e recibo.

 

5 Passos para obter o Certificado Energético

1. ESCOLHA UM PERITO
Pesquise e solicite propostas a vários peritos qualificados que atuem na área onde se localiza o imóvel que pretende certificar. Peritos diferentes, podem apresentar valores diferentes.

2. REÚNA A DOCUMENTAÇÃO
Antes da visita do perito, reúna toda a documentação referente ao imóvel. O perito indicar-lhe-á qual a informação necessária. A consulta de todos os documentos permite uma avaliação mais ajustada à realidade do seu imóvel.

Descarrege a lista da documentação necessária

3. FACILITE A VISITA AO ÍMOVEL
Facilite o acesso a todos os espaços do imóvel. A visita por parte do perito é obrigatória e permite a recolha de informação e a correta caracterização do imóvel.

4. ACOMPANHE O PROCESSO
Siga o processo de certificação e avalie, com o perito, as possíveis medidas de melhoria. Esclareça as suas dúvidas com o seu perito. Aproveite o facto de ter um especialista à sua disposição e, em conjunto, vejam como melhorar o seu imóvel e usufruir dos benefícios expectáveis.

5. AVALIE O CERTIFCADO
Peça uma versão prévia do certificado e confira os dados que constam no documento. Antes da emissão definitiva, o perito poderá facultar-lhe uma cópia, sem validade legal, para conferir se a informação está de acordo com o que foi analisado na visita.

 

5 Passos para obter um Certificado Energético (pdf)

 

Conheça, também, o Guia de Utilização do Certificado Energético, e usufrua as oportunidades de melhorar o seu conforto da sua casa.

Mapa do Site