Poupar

Dicas e Boas Práticas

02/10/2013

A energia do futuro é movida pelas ações que todos os dias realizamos.

O nosso papel é ajudá-lo a adotar um conjunto de boas práticas que vão contribuir para melhorar o desempenho energético e as condições de conforto da sua casa.

Já pensou que em cada divisão da sua casa, há aparelhos e equipamentos que representam uma carga excessiva em termos de consumo energético e pesam na sua fatura?

Procure ser racional na utilização de cada equipamento, há gestos simples que fazem toda a diferença. Adquirir um equipamento certificado, ou seja com etiqueta energética,é um bom princípio, saiba como poupar mais.

Passo a passo, ponha a poupança a funcionar.

Conheça algumas dicas!

FAQs: 
Na Cozinha

[filename]- Abrir a porta do frigorífico o menos possível, não colocar alimentos quentes no interior, limpá-lo e descongelá-lo regularmente.

- Utilizar a máquina de lavar louça apenas quando estiver cheia, limpar frequentemente o filtro, optar por programas curtos e económicos (eco).

- Evitar pré lavagem na máquina de lavar roupa, usar detergentes que lavem bem a baixa temperatura, separar a roupa por cores e tecidos para utilizar programas adequados.

- Aproveitar o forno para cozinhar o maior número de alimentos, evitar abrir a porta com frequência, desligar antes de acabar aproveitando o calor residual.

- Utilizar o micro-ondas poupa tempo e energia, assim como panelas de pressão.

Na Sala, Escritórios e Quartos

[filename]- Evite deixar a TV, equipamento audiovisual e equipamentos informáticos em modo de espera.Embora consumam pouco são usados com muita fequência. Ligando todos os aparelhos a uma ficha múltipla com botão pode ligar e desligar tudo de uma só vez.
 

Na Iluminação

[filename]- Utilize luz natural sempre que possível, reguladores de intensidade luminosa, detetores de presença em halls, garagens e zonas comuns, lâmpadas tubulares ou fluorescentes nas zonas de maior uso, limpeza das lâmpadas a redução de luzes ornamentais.
 

No Aquecimento

[filename]- Mantenha a temperatura de conforto de 20 graus. Para isso, tenha em atenção o seguinte: portas e janelas bem vedadas, cortinas e persianas fechadas durante a noite, areje a casa em 10 minutos. Purgue os aparelhos (radiadores a água) uma vez por ano e mantenha-os sempre limpos.
 

Download Documento
Mapa do Site