Setor Imobiliário

O setor imobiliário desempenha um importante papel na dinamização do setor da construção e gestão imobiliária. Dado o contexto do Sistema de Certificação Energética dos Edifícios (SCE) e os aspetos ligados à promoção imobiliária, é inegável a ligação entre estes dois agentes.

A identificação e comparação do desempenho energético entre habitações veio, de forma inegável, introduzir uma mais valia no mercado e gerar valor para os imóveis. Esta permite, por um lado, informar de forma clara o consumidor sobre o nível de desempenho energético do edifício e o modo como melhorar este, quer por redução da fatura energética ou por melhoria das condições de conforto. Assim e de acordo com o Decreto-Lei 118/2013 de 20 de agosto, os agentes promotores ou mediadores da venda ou locação de imóveis devem incorporar, na informação que disponibilizam ao público, informação relativa ao desempenho energético, nomeadamente a classe energética do imóvel.

A indicação da classe energética, complementada com eventual informação adicional constante no certificado energético, traduz-se num benefício à promoção do imóvel, induzindo assim a procura por melhores imóveis.

Para além do teor da informação disponibilizada ao consumidor final, é igualmente importante a forma como está é apresentada. Neste sentido a ADENE desenvolveu um Manual de Normas que pretende ser um documento orientativo nessa promoção. Poderá aceder ao mesmo na área de Documentação ou através do link "Manual de Normas".

 

Mapa do Site

Particulares

Empresas

Estado