A Adene

Quem somos

A ADENE - Agência para a Energia é a Agência Nacional de Energia, associação de direito privado, sem fins lucrativos e de Utilidade Pública, que tem como missão o desenvolvimento de atividades de interesse público na área da energia, do uso eficiente da água e da eficiência energética na mobilidade.

A ADENE é responsável pela gestão e operação do Sistema de Certificação Energética dos Edifícios (SCE) e do Sistema de Gestão dos Consumos Intensivos de Energia (SGCIE), entre outros. O SCE conta já com 10 anos de existência estando emitidos mais de 1.250.000 Certificados Energéticos, abrangendo já o SGCIE praticamente a totalidade das empresas nacionais que consomem mais de 500 Tep/ano. A ADENE presta apoio na identificação e viabilização de medidas e projetos de eficiência energética, nomeadamente no âmbito do Programa Eco.AP (Programa de Promoção de Eficiência Energética na Administração Pública). A ADENE integra a Academia ADENE, que fomenta a transferência de conhecimento nas áreas da eficiência energética e da eficiência hídrica, promovendo, há mais de 10 anos, a especialização e o reforço das competências técnicas na área da energia e sustentabilidade, sendo a única estrutura nacional de serviços de formação com uma certificação profissional da CERTIF – Associação para a Certificação.

A ADENE incentiva a investigação, o desenvolvimento, a inovação colaborativa e a transferência de tecnologia nas áreas da eficiência energética e da eficiência hídrica, promovendo a formação de parcerias com instituições de I&DT do sistema científico nacional, empresas, agências locais e regionais de energia e congéneres internacionais, no âmbito dos programas nacionais e internacionais de incentivo à I&DT em colaboração. A ADENE conta ainda, desde 2015, com uma nova área de atuação, abrangendo as dimensões ambientais associadas ao uso eficiente da água, em particular, através da colaboração com os organismos da administração pública na concretização de políticas e medidas e a implementação de projetos neste âmbito e na interface entre eficiência hídrica e eficiência energética.

A ADENE tem em desenvolvimento novas iniciativas que visam beneficiar todos os consumidores de energia, como sejam:

A plataforma Poupa Energia – OLMC Operador Logístico de Mudança de Comercializador de Energia, que permitirá aos consumidores aceder de forma fácil, transparente e personalizada à informação sobre a oferta disponível nos mercados liberalizados de eletricidade e de gás natural com vista a poderem fazer a sua escolha de forma simples e informada, assegurando os processos de transição entre comercializadores.

O Centro de Informação para a Energia que visa dar a conhecer a todos os cidadãos consumidores de energia, uma visão integrada do setor energético desde a produção, passando pelo transporte, armazenamento e consumo, contribuindo para uma melhor literacia energética da sociedade civil.

O Observatório da Energia que visa recolher, tratar e disponibilizar informação, nomeadamente indicadores e dados estatísticos, que possibilite a avaliação das políticas públicas do setor da energia. O Observatório divulgará regularmente informação com o objetivo de promover uma discussão informada e alargada na sociedade.

 

Especializações:

Sistema de Certificação de Edifícios (SCE);

Sistema de Etiquetagem Energética de Produtos (SEEP);

Sistema de Gestão dos Consumos Intensivos de Energia (SGCIE);

Sistema de Etiquetagem Energética de Frotas (SEEF);

Programa de Eficiência na Administração Pública (Eco.AP);

Academia ADENE;

Eficiência Hídrica.

 

 

Estatutos ADENE

Em virtude das alterações decorrentes do Decreto-Lei 47/2015 de 9 e abril ao Decreto-lei n.º 223/2000, de 9 de setembro, a ADENE atualizou os seus Estatutos, tendo estes sido aprovados na sua Assembleia Geral em 29.05.2015.”(aprovados em Assembleia Geral de 29.05.2015).

 

Registo na Conservatória

Pode consultar a certidão permanente de registos da ADENE, em www.portaldocidadao.pt, através do código de acesso 2602-5786-1567.

 

Práticas de Bom Governo em conformidade com o Artigo 24º-D do Decreto-Lei 223/2000, de 9 de setembro, alterado e republicado pelo Decreto-Lei nº 47/2015, de 9 de abril

Associados da ADENE

Planos de Atividades e Orçamentos

Relatórios de Execução Orçamental Trimestrais

Relatórios de Atividades e Contas

 

 

Mapa do Site