Estudos e Publicações

Publicações

Guia técnico de sistemas accionados por motores eléctricos

27/06/2013

No sector industrial, os motores eléctricos são responsáveis por um considerável consumo de energia eléctrica. Este documento indica algumas soluções para melhorar os sistemas que utilizam este tipo de equipamentos.

Os sistemas accionados por motores eléctricos são responsáveis por cerca de 2/3 do consumo de energia eléctrica no Sector Industrial da União Europeia. Em Portugal este valor é superior, representa 77% do consumo de energia eléctrica na Indústria, que equivale a 11,7 TWh dos 15,3 TWh de consumo anual que este sector regista.
 
Este guia técnico apresenta os 6 sistemas do Programa Motor Challenge mais utilizados em ambiente industrial. Para cada sistema, os aspectos energéticos são expostos, bem como as principais pistas que deverão ser consideradas, no diagrama processual representativo duma instalação industrial, para melhorar a eficiência energética.
 
Como complemento, para cada uma das referidas pistas são listadas as acções concretas que podem conduzir a ganhos energéticos importantes, a curto ou médio prazo. Elas estão organizadas em torno dos 5 itens seguintes:

  • produção;
  • rede de distribuição;
  • utilização;
  • controlo;
  • manutenção.

Estas acções não são limitativas e as possíveis economias dependerão das instalações existentes e dos melhoramentos propostos. 
Este guia técnico, elaborado no âmbito do Programa Motor Challenge, da Comissão Europeia, reuniu os contributos e experiências da ADENE e do Instituto de Sistemas e Robótica da Universidade de Coimbra.

Download Documento
Mapa do Site