ADENE

Etiquetagem energética voluntária de produtos com “CLASSE+”

A ADENE desenvolveu a nova marca “CLASSE+” (Classe Mais) para a etiquetagem energética voluntária de produtos, afirmando o importante contributo deste instrumento para a aceleração da eficiência energética na habitação particular.

A “CLASSE+” vem substituir a anterior marca “SEEP”, marcando a nova fase desta ferramenta de promoção da eficiência energética. Com a assinatura “A eficiência tem classe”, a nova marca irá distinguir produtos e equipamentos com influência nos consumos de energia nos edifícios, mas que não são abrangidos pela etiqueta energética europeia.

O primeiro produto etiquetado pelo CLASSE+ são as janelas, cuja classe de desempenho energético passará a ser classificado de F (menos eficiente) a A+ (mais eficiente). A classificação de elevadores, tintas e soluções de isolamento térmico está também em preparação pela ADENE.

Importa realçar o potencial de contribuição deste instrumento para a eficiência energética nos edifícios, bastando para isso considerar o exemplo da mudança para janelas com etiqueta CLASSE+, cuja informação mais detalhada está disponível em www.classemais.pt, onde é possível a simular a classe energética das janelas.

Nos 1,3 milhões de certificados energéticos das casas emitidos em Portugal, foi possível verificar que existem perto de 1 milhão de janelas que podem ser substituídas para outras mais eficientes. Globalmente, isso poderia significar mais de 5 milhões de euros de poupança de energia por ano nas habitações familiares, para além de uma melhoria relevante do conforto e da saúde dos seus ocupantes.

A etiquetagem energética CLASSE+ basear-se-á agora num modelo mais dirigido ao consumidor, mais ágil para as empresas e mais sustentável, com um forte envolvimento da indústria. Se é profissional ou empresa do setor das janelas, saiba o que vai mudar com a etiquetagem CLASSE+.

As principais empresas do setor das janelas associaram-se ao lançamento do CLASSE+, realizado no dia 6 de dezembro de 2017, e terão os seus produtos classificados já a partir de 2018. Outras empresas poderão solicitar a sua adesão, podendo utilizar para o efeito os contactos: classemais@adene.pt ou o telf. 214 722 800.

Foram 19 as empresas pioneiras que aderiram, desde a primeira hora, à etiquetagem energética de janelas CLASSE+, a saber (por ordem alfabética): Alunik, BenePVC, Caixiave, Caixilour, Cidade PVC, Deleme Janelas, Eurocaixilho, Extrusal, My Window, Kommerling, Preference, Rehau, Reynaers, Salamander, SAPA, Serralharia Estrela, TAFE, Tagus PVC e VEKA.