ADENE

ADENE representa consórcio internacional no 4º Fórum Mundial de Desenvolvimento Económico Local

A ADENE – Agência para a Energia, representará o consórcio do projeto “Secretariado do Pacto de Autarcas para a África Subsariana (CoMO SSA)”, liderado pelo Council of European Municipalities and Regions (CEMR), no 4th LED – World Forum of Local Economic Development, que se realiza entre 17 e 20 de outubro, na Cidade da Praia

4º Fórum Mundial de Desenvolvimento Económico Local

Neste contexto, Nelson Lage, Coordenador do Centro de Informação para a Energia e ponto focal para a internacionalização da ADENE, efetua uma intervenção no dia 18 de outubro no painel “Climate change and LED: how to mitigate climate change while fostering local economic development”, organizado pela UCLA – United Cities and Local Governments.

A participação da ADENE no 4th LED tem lugar após o apelo lançado a 12 de setembro, em Agadir, por ocasião da Cimeira Climate Chance 2017, por presidentes e líderes locais de um conjunto de cidades da África Subsariana para incentivar a adesão voluntária dos seus pares ao CoM SSA, assumindo voluntariamente o compromisso político de levar a cabo ações de clima e energia nas suas comunidades e apoiando uma visão de longo prazo para enfrentar 3 pilares: acesso à energia, mitigação e adaptação. As cidades que até novembro aderirem ao CoM SSA irão participar na primeira edição do Fórum UE-África dos Governos Locais (Abidjan, 27 novembro), na véspera da 5ª Cimeira UE-África.

Sobre o CoMO SSA
O CoMO SSA  é um projeto que tem como objetivo aumentar a capacidade das cidades subsarianas para implementarem o Pacto de Autarcas na África Subsaariana, uma iniciativa de âmbito regional enquadrada no Pacto de Autarcas Global para o Clima e Energia. Através deste projeto pretende-se apoiar as cidades subsarianas no seu combate às alterações climáticas e no seu esforço para garantir o acesso da população a energia sustentável.

Sobre p 4th LED
É um processo de trabalho aberto que promove o diálogo aberto sobre o Desenvolvimento Económico Local (LED), e que continua a fortalecer uma aliança global entre os interessados, promove cooperações concretas a nível nacional e local e estimula políticas para a implementação dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (SDGs). O 4º Fórum Global reúne  funcionários nacionais, regionais, governamentais locais, profissionais e outras partes interessadas de todo o mundo.

Mais informações em http://www.ccre.org e http://www.ledworldforum.org