ADENE assina hoje contrato de financiamento para projeto inovador de Eficiência Hídrica

06/10/2017

No arranque do novo ano hidrológico - um novo "ciclo da água” iniciado a 1 de outubro - a ADENE inicia também um novo ciclo de ação nacional para uma utilização mais eficiente da água no nosso país.

“NOVAS PROFISSÕES, INOVAÇÃO E ALTERAÇÃO DE COMPORTAMENTOS:
Com o apoio do Ministério do Ambiente a ADENE lança projetos para promover a eficiência hídrica”.

A ADENE assina hoje contrato de financiamento para projeto inovador de Eficiência Hídrica e Nexus Água-Energia apoiado pelo Fundo Ambiental.

Numa altura em que a eficiência e redução de desperdícios no uso da água é cada vez mais importante, a ADENE - Agência para a Energia está a colocar a sua longa e consolidada experiência, adquirida na implementação da eficiência energética em Portugal, ao serviço da eficiência hídrica.

Com um percurso e know-how de 33 anos na área da eficiência energética, a ADENE pretende agora contribuir com a sua experiência para alavancar a mudança de comportamentos e a adoção de soluções inovadoras para a eficiência hídrica nos diversos setores, em particular no setor urbano e nos edifícios.

Assim, na semana em que se comemora o Dia Nacional da Água, e após ter marcado presença na Porto Water Innovation Week, a ADENE dá a conhecer dois dos projetos que está a desenvolver na área da eficiência hídrica e do nexus água-energia, dirigidos ao setor urbano e já a avançar no terreno, com o apoio do Fundo Ambiental e do Programa ERASMUS+ da Comissão Europeia. Projetos que tomam especial relevo num ano marcado por uma seca severa em 80% do território, com risco de falta de água em algumas regiões do país e ainda com influência significativa na produção renovável nacional, na fatura energética do país e no nível de emissões de gases com efeito de estufa.

AX Aqua eXperience – Projeto de Educação, Sensibilização e Ação para a Eficiência Hídrica e Nexus Água-Energia

Coordenado pela ADENE, e tendo como parceira a EPAL – Empresa Portuguesa das Águas Livres, SA, o projeto “AX Aqua eXperience” visa promover a educação, sensibilização e ação para a eficiência hídrica e nexus água-energia. Com este projeto, aprovado e cofinanciado pelo Fundo Ambiental no quadro da Estratégia Nacional de Educação Ambiental, promovida pelo Ministério do Ambiente, pretende-se induzir a mudança de comportamentos dos utilizadores de água em meio urbano, em particular nos edifícios (residenciais, públicos e comerciais).

Os edifícios têm um potencial de poupança hídrica de 30%, fundamental para a redução do desperdício de água que hoje ainda se verifica. Por outro lado, os consumos de água e energia nos edifícios têm um peso muito significativo nos custos dos agregados familiares nacionais, cujas despesas com habitação, água, eletricidade e gás ultrapassam os 30% (INE, julho 2017).

O Projeto AX Aqua eXperience pretende contribuir, ativamente, para inverter esta situação, através de uma abordagem de comunicação e intervenção inovadoras, com elevado nível de impacto. Para tal, apostará numa atuação e comunicação multigeracional, suportada no desenvolvimento de ferramentas digitais, iniciativas de educação-ação junto da comunidade escolar e numa campanha de marketing digital, assente em mensagens inovadoras e adequadas aos diferentes tipos de utilizadores de água, idades e vontades.

Projeto WATTer Skills – ADENE lidera parceria estratégica para a qualificação de peritos de eficiência hídrica

Também no quadro das ações de promoção da eficiência hídrica no setor urbano, a ADENE lidera o Projeto WATTer Skills - Water Efficiency and Water-Energy Nexus in Building Construction and Retrofit, uma parceria estratégica para a qualificação de peritos de eficiência hídrica, aprovada pelo Programa Europeu ERASMUS+, responsável pelo cofinanciamento do projeto.

Iniciado em setembro, e em desenvolvimento até agosto de 2020, em parceria com entidades de três países europeus (FLC – Fundacion Laboral de la Construcción em Espanha, FORMEDIL - Ente Nazionale per la Formazione e l’Addestramento Professionale nell’Edilizia em Itália e CRES – Agência Nacional de Energia da Grécia), o projeto vai permitir a criação de um quadro comum, nacional e europeu, para a capacitação, qualificação profissional e mobilidade europeia de Peritos e Técnicos de Eficiência Hídrica nos edifícios - uma medida que fomenta a criação de novas profissões e empregos e permite a mobilidade e empregabilidade destes profissionais no mercado europeu.

Em Portugal, o Conselho Consultivo integra, para já, a ERSAR (Entidade Reguladora dos Serviços de Águas e Resíduos) e a ANQIP (Associação Nacional para a Qualidade nas Instalações Prediais), sendo também acompanhado pela APA (Agência Portuguesa do Ambiente) e pela ANQEP (Agência Nacional para a Qualificação e o Ensino Profissional). A reunião de arranque oficial com os parceiros e membros do conselho consultivo nacional acontecerá nos dias 9 e 10 outubro.

Com o WATTer Skills, a ADENE antecipa a resposta às necessidades de atualização e qualificação de técnicos dos setores da construção, reabilitação urbana e redes prediais. Pretende-se, deste modo, que a implementação de novas soluções de eficiência hídrica nos edifícios possa ser assegurada por técnicos especializados e qualificados para as novas exigências legais, soluções tecnológicas e oportunidades nesta área, dando garantias de confiança, segurança e elevada eficiência aos utilizadores. Permitirá também potenciar a ligação (nexus) entre água e energia nos edifícios, multiplicando as poupanças geradas para os consumidores e a eficiência de recursos.  

A ADENE tem, também, em desenvolvimento outros projetos de eficiência hídrica, dirigidos aos setores industrial e agrícola, e sobre o nexus água-energia, dirigidos às entidades gestoras dos serviços de abastecimento de água e saneamento.

 

Mapa do Site