Plataforma Portuguesa de Geotermia Superficial

11/11/2013

Numa perspectiva de fazer progredir o conhecimento na área da geotermia de muito baixa entalpia em Portugal e, inerentemente, promover a sua correcta divulgação e utilização, quatro entidades nacionais, a Direcção Geral de Energia e Geologia (DGEG), o Laboratório Nacional de Energia e Geologia (LNEG), a Associação Portuguesa de Geólogos (APG) e a Agência para a Energia (ADENE), estabeleceram um protocolo de cooperação para a criação de uma base de estudo, análise e divulgação do aproveitamento geotérmico através de bombas de calor.
 
Foi assim criada a Plataforma Portuguesa de Geotermia Superficial (PPGS). Trata-se de uma parceria inter-institucional, aberta a outras entidades com interesse na temática, cuja missão é desenvolver acções que permitam o progresso do aproveitamento desta energia renovável, tanto ao nível científico como aplicado. A plataforma pretende congregar os intervenientes das várias especialidades envolvidas nesta actividade e ser comunicante com a comunidade geotérmica portuguesa e com a comunidade internacional.

A actuação da plataforma orienta-se por um conjunto de vectores principais:[filename]

  • Divulgar e credibilizar a geotermia superficial, difundindo informação e as melhores práticas operacionais envolvidas no uso das bombas de calor geotérmicas;
  • Promover o diálogo na comunidade geotérmica - colocar em contacto os vários actores do mercado das bombas de calor em Portugal, Comunidade Europeia e mundial;
  • Colaborar na elaboração de legislação;
  • Difundir o conhecimento de normas técnicas e procedimentos, contribuindo para a formação dos agentes envolvidos;
  • Promover o desenvolvimento de projectos que contribuam para a produção de informação geotérmica superficial sobre o território nacional.

Instituições envolvidas
A plataforma foi formalizada através da assinatura de um protocolo de colaboração em 21 de Janeiro de 2013 entre:

  • LNEG – Laboratório Nacional de Energia e Geologia, I.P.
  • DGEG – Direcção Geral de Energia e Geologia
  • APG – Associação Portuguesa de Geólogos
  • ADENE – Agência para a Energia

Participam já nas actividades da plataforma as seguintes instituições:

  • IPS – Instituto Politécnico de Setúbal
  • OET – Ordem dos Engenheiros Técnicos

A plataforma está aberta à colaboração com outras instituições.
 
Estrutura
A PPGS está organizada em grupos de trabalhos temáticos articulados por um grupo de coordenação, constituído pelas organizações signatárias do protocolo. Actualmente existem dois Grupos de Trabalho, um sobre Legislação e outro sobre Formação.
 
Contactos

  • Elsa Ramalho e António Joyce (LNEG)

  • Carla Lourenço e Luís Duarte Silva (DGEG)

  • Pedro Madureira e Alain Francés (APG)

  • Luís Silva e Manuel Casquiço (ADENE)

Endereço de contato: ppgs.info@gmail.com

 

ACTIVIDADES

Jornadas da Plataforma Portuguesa de Geotermia Superficial 2014
As JORNADAS PPGS 2014 decorreram nos dias 7, 8 e 9 de outubro no campus de Alfragide do Laboratório Nacional de Energia e Geologia (LNEG). Reuniram o 2º Seminário da Plataforma Portuguesa de Geotermia Superficial (9 outubro) e o Course on Shallow Geothermal Design for Borehole Heat Exchangers (BHE) (7-8 outubro).

No 2º Seminário da PPGS, subordinado ao tema “Geotermia Superficial: um mercado emergente”, foram abordados assuntos transversais à geotermia de muito baixa entalpia, com apresentações e debates sobre conteúdos diversos dentro da temática (incluindo a análise dos resultados obtidos no inquérito SWOT promovido pela PPGS).

O Course on Shallow Geothermal Design for Borehole Heat Exchangers (BHE) foi leccionado em língua inglesa pelo Doutor Burkhard Sanner, presidente da GEOTRAINET e do European Geothermal Energy Council (EGEC).

Consulte os programas do 2º Seminário e do Curso BHE.

 

1º Seminário da Plataforma Portuguesa de Geotermia Superficial - PPGS
A Plataforma Portuguesa de Geotermia Superficial (PPGS) organizou a 8 de Julho de 2013, no Auditório do Laboratório Nacional de Energia e Geologia, em Alfragide, o seu primeiro seminário.
 
Este seminário visou dar a conhecer a plataforma e abordar assuntos transversais à geotermia de baixa entalpia, desde conceitos básicos a casos práticos, passando um olhar pelo panorama nacional e internacional ao nível da sua aplicação, legislação, formação, informação (cartografia), entre outros.
 
Consulte o Programa, as Apresentações e os Resumos das Apresentações.
 
 

DESTAQUES
12.Dez.2013
Cooperação Transfronteiriça em Recursos Geotérmicos

A Dirección General de Industria y Energía do Governo de Extremadura organizou no dia 12 de dezembro de 2013, em Mérida, a conferência "Apresentação do mapa dos recursos geotérmicos da Extremadura (Espanha), Alentejo e Região Centro (Portugal). Panorama e tecnologias para o seu uso".

O evento teve por objectivo apresentar o mapa de recursos geotérmicos de Extremadura (Espanha) , Alentejo e Região Centro (Portugal), elaborado pela Dirección General de Industria y Energía do Governo da Extremadura, em colaboração com o INTROMAC , no âmbito do projecto de cooperação transfronteiriça PROMOEENER-A (PROMOción de la Eficiencia ENergética y las Energías Renovables en edificios de la Administración), e dar uma visão geral sobre as possíveis tecnologias para o uso da geotermia.

Mais informações.

 

28.Nov.2013
Seminário Auditoria e Reabilitação Energética de Edifícios

A EFRIARC realiza no dia 28 de Novembro o seu 14.º Seminário de Outono, subordinado ao tema “Auditoria e Reabilitação Energética de Edifícios”. Em particular, pretende-se destacar o papel exemplar dos edifícios da administração pública central na promoção da eficiência energética, através da renovação e melhoria do desempenho energético do respectivo parque edificado.
 
Programa
 
Mais informações.
 
18.Nov.2013
Mercado das bombas de calor na União Europeia cai 7,9% entre 2011 e 2012

 
Desde 1998, o barómetro EurObserv'ER mede o progresso sectorial das energias renováveis nos Estados-membros da União Europeia. Foi hoje divulgado um novo barómetro “bombas de calor”, com dados sobre o sector relativos a 2012. Este barómetro está disponível gratuitamente.

 

LINKS ÚTEIS

EGEC – European Geothermal Energy Council  |  www.egec.org
EFG – European Federation of Geologists  |  www.eurogeologists.de
EHPA – European Heat Pump Association  |  www.ehpa.org
ETP-RHC – Geothermal Panel of the European Technology Platform for Renewable Heating and Cooling  |  www.rhc-platform.org
GEOPLAT – Plataforma Tecnológica Española de Geotermia  |  www.geoplat.org
geoPortal do LNEG - Catálogo de Recursos Geotérmicos  |  http://geoportal.lneg.pt

 

Membros da Plataforma PPGS

[filename]

Mapa do Site