Label Pack A+, dinamizar a etiquetagem energética

08/06/2017

Com o projeto Label Pack A+ pretende-se apoiar e dinamizar a implementação da nova regulamentação relativa à etiquetagem energética de equipamentos de aquecimento, ambiente e de águas quentes sanitárias.

Desenvolvido no âmbito do programa Horizonte 2020, este projeto é liderado pela ESTIF – Federação Europeia da Indústria Solar Térmica, e conta com a ADENE, APISOLAR – Associação Portuguesa de Energia Solar e a DECO – Associação Portuguesa para a Defesa do Consumidor, no consórcio português.

No contexto das Diretivas Comunitárias Ecodesign e, em particular, da Diretiva da Etiquetagem Energética, as novas disposições* veem regulamentar a etiquetagem energética de equipamentos de aquecimento ambiente e de produção de águas quentes sanitárias, abordando não só as soluções convencionais via equipamentos individuais, mas também as soluções combinadas, nomeadamente sistemas constituídos por equipamentos convencionais e sistemas solares térmicos.

Recentemente, a ADENE publicou o Manual da Etiqueta Energética que é um guia de apoio a profissionais e consumidores sobre a etiquetagem energética de produtos e sistemas.
Descarregue o Manual

 

Princípios do Projeto Label Pack A+

  • Estabilizar o normativo dos Atos Delegados, identificando claramente as responsabilidades de cada um dos atores da cadeia de mercado, desde os fabricantes, aos distribuidores e instaladores destes equipamentos;
  • Desenvolver uma plataforma Europeia que congregará toda a informação relativa aos vários equipamentos no mercado e disponibilizará as funcionalidades necessárias ao cálculo da classe energética, emissão da etiqueta, fiscalização e monitorização do sistema de etiquetagem;
  • Desenvolver e disponibilizar materiais de informação e comunicação específicos aos vários atores, com o foque particular nos instaladores e no consumidor final;
  • Organizar ações de formação e sensibilização dos vários atores do mercado;
  • Promover ações de comunicação com enfoque no consumidor final, apresentando o sistema de etiquetagem e as suas mais valias no apoio ao processo de tomada de decisão de aquisição de novos equipamentos;
  • Apoiar a Comissão Europeia na implementação destes regulamentos com base nas experiências desenvolvidas no âmbito do projeto Europeu Label Pack A+.

 

Visite a versão portuguesa do site do projeto ou obtenha informação complementar no site do ESTIF.

 

Formação para profissionais do setor

Consulte o calendário da Formação Etiquetagem Energética 2017 (1º semestre) e veja qual a formação mais perto de si. As sessões são gratuitas, mas sujeitas a registo prévio.

 

Cálculo e emissão da etiqueta energética de sistemas mistos

O consórcio Europeu deste projeto desenvolveu uma ferramenta online para o cálculo e emissão da etiqueta energética de sistemas mistos de acordo com a metodologia desenvolvida pela Comissão Europeia.

Selecione um tipo de sistema misto de aquecimento e calcule a etiqueta energética!

 

A Etiqueta Energética nos sistemas mistos de aquecimento

Para quem procura um sistema de aquecimento para sua casa, reunimos algumas informações num folheto que ajudará a compreender o que significa esta Etiqueta Energética.

 

Para o profissional, o que é que isto significa?

Como ponto de interligação com o utilizador final dos equipamentos, deve informar o consumidor sobre a eficiência energética dos produtos e soluções que oferece. Conheça melhor esta etiqueta.

 

Guias sobre equipamentos de aquecimento ambiente e águas quentes sanitárias com etiqueta energética

 

Regulamentação associada (*)

 

“A responsabilidade do conteúdo constante nesta página é dos autores. Não representa a opinião da União Europeia, nem a Comissão Europeia pode ser responsabilizadas pelo uso da informação aqui contida."

Mapa do Site