Perguntas e Respostas

Perguntas e Respostas - Adene

Pesquisa por expressão completa, por exemplo, a pesquisa por "consumo energia" não irá retornar conteúdos com "consumo de energia".
 

Energia

Energia
Qual a documentação a submeter para aprovação do PREn?

O operador através do técnico ou entidade reconhecida deverá preencher os formulários de PREn que existem no microsite do SGCIE.
Em simultâneo e associado ao PREn submete à ADENE (via electrónica) o relatório de auditoria energética que esteve na base do PREn.

Geral

Geral
Qual o período do Plano de Racionalização a submeter e quais as metas relativas à Intensidade Energética, Consumo Especifico de Energia e Intensidade Carbónica a adoptar?

O factor que determina o período do Plano de Racionalização (6 ou 8 anos) e as metas a cumprir é o valor do consumo de energia no ano de referência (o ano de referência será o ano civil anterior à data de auditoria energética).

Dependendo do valor do consumo de energia anual do ano de referência, o PREn deve estabelecer metas relativas à Intensidade Energética e ao Consumo Específico de Energia que, no mínimo devem diminuir 6 %, em seis anos, quando se trate de instalações com consumo intensivo de energia igual ou superior a 1000 tep/ano, ou 4 % em oito anos para as restantes instalações. Deverá igualmente prever pelo menos a manutenção dos valores históricos da Intensidade Carbónica em ambas as situações.

Poupar

Poupar
Existe algum modelo específico para o relatório de auditoria energética?

Não existe um modelo específico de relatório de auditoria energética. No entanto, no microsite do SGCIE estará disponível uma checklist com as principais linhas de orientação para a elaboração das auditorias energéticas nos termos do Despacho nº 17449/2008 de 27 de Junho sobre os elementos a ter em consideração na realização de auditorias energéticas, na elaboração dos planos de racionalização energética e nos relatórios de execução e progresso;

Mapa do Site