Seminário Etiquetagem Energética e Ecodesign de Produtos

Terça, 3 Março 2015

Imagem Seminário Etiquetagem Energética 3.mar.2015

Esta iniciativa conjunta da ADENE – Agência para a Energia e da Direção Geral de Energia e Geologia (DGEG), com o apoio IPE – Instituto Eletrotécnico Português, realizou-se no dia 3 de março de 2015, integrado no evento Green Business Week, que teve lugar no Centro de Congressos de Lisboa.

A etiqueta energética é considerada uma importante ferramenta de decisão que permite ao consumidor comparar produtos e escolher o mais eficiente. A informação nela contida baseia-se em regras bem definidas pela comissão europeia e que cada estado membro deve fazer cumprir a nível nacional. Mas como funciona este processo? Quem são as entidades envolvidas? Quais os desenvolvimentos em Portugal?

No seminário organizado pela ADENE, a DGEG e o IEP foram debatidos o enquadramento regulamentar europeu e nacional, os intervenientes no processo, bem como novas abordagens de comunicação com o consumidor e os futuros desenvolvimentos das diretivas e impacto da sua implementação em Portugal.

Neste contexto, foram abordadas a diretiva 2009/125/CE, relativa à criação de um quadro para definir os requisitos de conceção ecológica dos produtos relacionados com o consumo de energia, e a diretiva 2010/30/CE, sobre a indicação do consumo de energia por meio de rotulagem e outros formatos uniformes relativas aos produtos. Foi, ainda, realçada a implementação destas diretivas em Portugal, a aplicação dos respetivos regulamentos e regulamentos delegados das medidas de execução ecodesign e de etiquetagem energética, assim como, a importância cada vez maior que o consumidor atribui à etiqueta energética.

É possível aceder ao programa, com um resumo dos temas abordados, e às apresentações disponibilizadas:

Regulamentação - Enquadramento e Ponto de Situação
Paula Cristina Gomes, DGEG

Fiscalização
Marina Dias, ASAE

Regulamentação - Que futuro decorrente da revisão em curso?
João Fong, Instituto de Sistemas e Robótica da Universidade de Coimbra

Competitividade
Daniel Ribeiro, AGEFE - Associação Empresarial dos Sectores Eléctrico, Electrodoméstico, Fotográfico e Electrónico

Normalização
Paulo Cabral, IEP - Instituto Electrotécnico Português

Informação complementar à etiqueta
Marta Catalão, ENA - Agência de Energia da Arrábida

Inovação e desenvolvimento tecnológico
Manuel Casquiço, ADENE - Agência para a Energia

 

Gabriela Prata DiasPlateia Seminário Etiquetagemmanuel Casquiço, ADENECristina Cardoso, DGEGDaniel Ribeiro, AGEFE

 

Mapa do Site