Portal “Poupa Energia” ajuda a escolher o comercializador de eletricidade e gás natural mais adequado para cada consumidor

14/11/2017

  • Plataforma disponibiliza toda a informação sobre as ofertas dos comercializadores de eletricidade e gás natural disponíveis no mercado liberalizado

  • www.poupaenergia.pt disponível hoje a partir das 14 horas

O portal “Poupa Energia”, gerido pela ADENE - Agência para a Energia, estará hoje disponível a partir das 14 horas aos consumidores de gás e eletricidade e irá facultar toda a informação sobre as ofertas de comercializadores de eletricidade e gás natural no mercado liberalizado, permitindo agora a cada consumidor, proceder de uma forma esclarecida à mudança de comercializador.

A ADENE - Agência para a Energia, foi a entidade nacional incumbida do exercício da atividade de Operador Logístico de Mudança de Comercializador (OLMC), no âmbito do Sistema Elétrico Nacional (SEN) e do Sistema Nacional de Gás Natural (SNGN), através do decreto-lei nº 38/2017 de 31 de março.
Este portal acessível através do endereço www.poupaenergia.pt, permite ao consumidor através de uma ou mais simulações, verificar com maior exatidão o seu perfil de consumo e determinar de uma forma simples, rápida, esclarecida e transparente, os tarifários e respetivos comercializadores que mais se adequam ao seu caso concreto. Visando servir um universo de 6.1 milhões de consumidores de eletricidade e 1.5 milhões de consumidores de gás natural, o portal “Poupa Energia” disponibiliza ainda informação relevante sobre eficiência energética na forma de dicas e artigos, possibilitando a pesquisa de perguntas frequentes (FAQs), e  informação sobre a Tarifa Social.

Esta plataforma pretende informar e formar o cidadão consumidor de energia, dotando-o do máximo conhecimento sobre os mais variados aspetos do mercado energético liberalizado, de forma a possibilitar as melhores opções na defesa do interesse de cada um”, explica João Paulo Girbal, presidente da ADENE, concluindo que o objetivo primeiro desta ferramenta digital é aportar mais transparência e eficiência ao mercado liberalizado de energia.

O portal “Poupa Energia” permite a prestação de um apoio direto a quem o solicitar, garantindo assim uma maior proximidade com o consumidor, ao mesmo tempo que se assegura que o seu funcionamento está em conformidade com as mais recentes determinações da CNPD - Comissão Nacional de Proteção de Dados sobre proteção de dados e marcará presença na rede de espaços do cidadão gerida pela AMA - Agência para a Modernização Administrativa.

 

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Informações adicionais:

Lift Consulting - 214 666 500
Anabela Pereira
Joana Branquinho

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